1ª Reunião do Fórum OPM’s 2015

Em 17/07/2015
Secretária Laurinda Pinto na abertura do Fórum

O Auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite foi palco da 1ª Reunião do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres do Maranhão – OPMs/2015. Membros titulares da Coordenação do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas para as Mulheres e do Conselho Estadual da Mulher estiveram durante toda a manhã e tarde da última quarta-feira (15) discutindo políticas para mulheres.

O Fórum tem como finalidade propor, acompanhar e discutir as políticas públicas dirigidas às mulheres de todo o estado, bem como a incorporação da perspectiva de gênero no âmbito da gestão pública estadual e municipal. Ele é constituído pela Secretaria de Estado da Mulher – SEMU e pelos organismos governamentais de políticas para as mulheres existentes e posteriormente criadas nas esferas dos poderes executivos municipais. As reuniões acontecem a duas vezes ao ano.DSCN2064 (800x600)

“O Fórum é uma instância de articulação política de fortalecimento das políticas municipais para as mulheres. Este encontro é uma troca de experiências entre as gestoras seja no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, seja no campo da geração de autonomia econômica, seja nas estratégias de minimização das desigualdades de gênero nos espaços sociais ou na questão do processo educativo” disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.

Dos 64 organismos em pleno funcionamento no estado 42 estiveram presentes no Fórum. Para a secretária da mulher do município de Colinas e  membro titular do Forúm, Jocelma Soares de Sousa, disse que é preciso unir os municípios aos governos do estado e federal “não podem trabalhar de forma isolada, precisamos estar juntos atingirmos nossos objetivos. O fórum hoje é uma instancia que define limitações e também projetos e realizações. O mais importante foi que sentimos a presença constante e amiga da nossa Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto. O fórum juntamente com a SEMU vai estar atuando e fortalecendo essas políticas e com certeza vamos alinhar ações que venham a desenvolver toda uma  política voltada para as mulheres dentro de uma consonância prazerosa e também atingindo um grau de avanço dentro dessa nossa política”, concluiu a Jocelma de Sousa.

DSCN2113 (800x600)

Membros Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres do Maranhão – OPMs/2015

Sobre a realidade cada vez maior sobre a consolidação das políticas públicas voltadas para mulher a secretária Laurinda disse: “Nós temos um grande desafio no Brasil, que é formar um sistema de políticas públicas para as mulheres. A nossa política não veio para desenvolver ações temporárias, aleatórias ou ações não estruturantes, nós temos uma política muito bem conduzida pelo Governo Federal com planos estruturantes na perspectiva de sistema, conduzida pela nossa presidenta Dilma, com projetos claros, e nós temos aqui no Governo do Estado do Maranhão o compromisso do nosso Governador Flávio Dino de fortalecer essa estruturação, e o fórum é essa autonomia é esse espaço autônomo dos organismos. Assim como existe a  organização dos secretários municipais de saúde, de educação, nós também temos a nossa organização, a organização dos secretários municipais de políticas  para as mulheres, coordenados e dirigidos pela Secretária de Estado da Mulher no Maranhão, concluiu a secretária.

DSCN2072 (800x600)O fórum se reúne duas vezes ao ano. A próxima reunião está marcada para depois da IV Conferência Estadual da Mulher, na segunda quinzena de Dezembro.

Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto com as membros do Fórum Jocelma Soares de Sousa Secretaria da Mulher de Colinas e Liana Lobato Rocha Coutinho Sec. da Mulher de Caxias

Sec. Laurinda Pinto com os membros do Fórum: Jocelma Soares de Sousa Sec. da Mulher de Colinas e Liana Lobato Rocha Coutinho Sec. da Mulher de Caxias

Secretária de Estado da Juventude Taiana Pereira saudando os membros do fórum

Maria Helena Veiga Assessora ASPLAN; Marinilde Rocha Assessora ASPLAN e Rosyene Cutrim Chefe do Dep. de Enfrentamento a Violência contra a Mulher