O Governo do Estado participa da Marcha das Mulheres Negras, que será realizada em Brasília, nesta quarta-feira (18). A concentração será a partir das 8h, no Ginásio Nilson Nelson e o percurso inclui o Eixo Monumental e área próxima ao Congresso Nacional. A marcha vai retornar ao ginásio, onde ocorrerá um show.
A expectativa da organização é que elas sejam mais de 15 mil em luta contra o racismo, a violência e as más condições de vida enfrentadas por essa população. Dados do último Censo, de 2010, indicam que as mulheres negras são 25,5% da população brasileira (48,6 milhões de pessoas).
Mesmo representando uma grande parcela da população as mulheres negras são as maiores vítimas de crimes violentos. Segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil o assassinato de mulheres negras cresceu 54,2%. No mesmo período, o índice de assassinatos de mulheres brancas recuou 9,8%, segundo o estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a pedido da ONU Mulheres.
Do Maranhão 4 ônibus saíram na última segunda-feira até Brasília com 180 mulheres. A delegação do estado composta pela Secretária de Estado da SEMU Laurinda Pinto, pela Secretária Adjunta Susan Lucena, pela Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas Lúcia Azevedo e representantes de movimentos sociais e de mulheres negras, engrossaram o coro de mulheres que marcharam em Brasília.
Na pauta o fortalecimento da dignidade, do bem viver, do combate ao racismo e todas as formas de opressão. A pauta das Mulheres Negras propicia a toda à sociedade uma oportunidade pelo bem viver. Um basta no genocídio da juventude, da discriminação de gênero, de sexo e da sexualidade. Basta do machismo, da intolerância religiosa e da LGBTfobia.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br