• Facebook
  • twitter
  • youtube

8 de março: Manifestações e atos em favor das mulheres maranhenses

Em 9/03/2018

O  Dia Internacional da Mulher foi marcado por avanços nas políticas de enfrentamentoà violência contra a mulher e pela igualdade de gêneros. A Secretária de Estado da Mulher Terezinha Fernandes, participou Do lançamento da campanha da Defensoria Pública do Estado(DPE/MA), “Menos flores, mais respeito”, para este mês de março. Estiveram presentes à solenidade de lançamento, autoridades do Executivo estadual, do Judiciário, defensores públicos, servidores e comunidade em geral. O evento foi marcado por inúmeras atrações culturais, oficinas e exposições de valorização da mulher maranhense.

Terezinha Fernandes, falou sobre as inúmeras ações desenvolvidas pela SEMU este ano no aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao segmento, destacou o empenho e o engajamento da Defensoria nesta causa. “Parabéns à instituição pelo trabalho comprometido na área, visando, sobretudo, a construção de uma cultura da paz que tanto precisamos”, frisou a gestora.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, com o apoio do Núcleo Psicossocial, ambos da Defensoria, e apoio de parceiros da rede maranhense de proteção à mulher.

Ainda no dia 8 de março a Secretária Terezinha Fernandes participou da solenidade na Câmara dos Vereadores de São Luís que realizou um painel com o tema: AVANÇOS E DESAFIOS NO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO MARANHÃO, de autoria do Vereador Ricardo Diniz (PCdoB). A palestrante será Marinete Rodrigues de Farias Diniz, professora com mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília, graduada em Enfermagem e Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá-RJ e Pastora da Igreja Acolher.

Centenas de mulheres, “ocuparam” a Assembléia Legislativa do Estado. No Plenário Nagib Haickel, sob o coro “Lugar de Mulher é aonde ela quiser”, aconteceram várias homenagens às mulheres do estado.

A sessão solene ao Dia Internacional da Mulher foi solicitada pela deputada Valéria Macedo, que entregou às mulheres uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado e pelas vitórias conquistadas ao longo do tempo.

Algumas das homenageadas foram as professoras da UFMA Terezinha Rêgo, Lourdes de Maria Nunes Rocha, Maria Mary Ferreira e a Chefe do Departamento de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher da SEMU, Helena Veiga.

“Nossa luta é diária, não iremos parar enquanto houver mulheres em situação de violência”, disse Helena Veiga.

Para a deputada Valéria Macedo, o dia é um momento de comemoração, mas principalmente um momento de luta. “Atualmente, o principal problema que a mulher enfrenta hoje é a violência: sob a forma de assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, perseguição e feminicídio. Precisamos reforçar o empoderamento das mulheres, suas lutas contra qualquer tipo de violência e o seu posicionamento na sociedade, ocupando, cada vez mais, espaços de poder”, pontuou a deputada.

O Dia Internacional da Mulher em São Luís teve seu ponto alto na Casa da Mulher Brasileira, onde o Governador Flávio Dino na presença de movimentos, femininos e feministas assinou três decretos, 2 projetos de lei e uma portaria em favor das mulheres maranhenses.

Ao final da tarde houve uma caminhada que percorreu o trajeto Praça Deodoro até a praça Nauro Machado na Praia Grande. Movimentos de mulheres femininos e feministas participaram do ato.

WhatsApp Image 2018-03-08 at 09.18.58

Subdefensor Geral do Estado Emanuel Accioly; Secretária Adjunta da Mulher Adriana Carvalho; Secretária de Estado da Mulher Terezinha Fernandes e a Defensora titular do Núcleo de Defesa da Mulher, Lindevania Martins

WhatsApp Image 2018-03-08 at 09.19.10

Equipe da Ouvidoria em Ação da SEMU realizando panfletagem no Centro Histórico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2018-03-08 at 11.16.36

 

 

 

 

 

Secretária Terezinha Fernandes no Plenário da Câmara Municipal de São luís falando sobre a Campanha da SEMU “A cultura da paz começa em casa, o fim da violência doméstica também”

WhatsApp Image 2018-03-08 at 11.28.50 (1)

Mulheres “ocupam” o Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão

WhatsApp Image 2018-03-08 at 22.36.21

WhatsApp Image 2018-03-08 at 22.36.20

WhatsApp Image 2018-03-08 at 13.32.28             WhatsApp Image 2018-03-08 at 13.32.28 (1)

WhatsApp Image 2018-03-08 at 13.14.48

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br