8 de Março: SEMU fortalece ato unificado dos movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres

Em 8/03/2020

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) participou na manhã deste domingo (8), de um ato unificado em defesa dos direitos das mulheres, na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, localizada no Centro Histórico da capital.

O evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado pela Marcha Mundial das Mulheres com o apoio do Governo do Estado por meio das Secretarias de Estado da Mulher (SEMU); da Cultura (SECMA); da Secretaria Municipal de Saúde (SES); e prefeitura de São Luís através da Coordenadoria Municipal da Mulher.

Grupo Angoleiras de Upaon-Açu

A SEMU preparou uma programação especial: uma tenda com uma árvore dos sonhos na qual as mulheres foram convidadas a anotarem seus pedidos e amarrarem nos galhos. Também houve sorteio de camisas e distribuição de materiais da Campanha “Mexeu com uma! Mexeu com todas”, promovida pela SEMU, fazendo referência ao movimento de fortalecimento mútuo em prol do respeito, segurança e dignidade; e em referencia também ao movimento contra o assédio e os variados tipos de violência contra as mulheres.

A secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, destacou a importância do dia de luta, haja vista, o “desmonte”, realizado pela governo federal com a retirada de direitos e cortes de investimentos das políticas públicas de proteção às mulheres.

“O Maranhão vem na contra mão de tudo isso, e o nosso governador Flávio Dino, está de parabéns, porque trabalha a política para a mulher em todas as áreas. Inclusive, estará entregando em breve, a Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, um instrumento de extrema importância para as mulheres na região tocantina”, destacou.

Durante o evento foi lançada pela Marcha Mundial das Mulheres, a 5ª Ação Internacional. Segundo a organização do evento, o ato unificado acontece no dia 8 de março em todo o mundo.

“O lançamento da 5ª Ação Internacional está acontecendo no mundo todo. São 60 países, e no Brasil, em todos os estados onde estamos presentes, hoje foi a abertura das atividades que continuam amanhã também, 9 de março. Agradecemos todos os parceiros que contribuíram para a realização desse evento”, destacou Dayana Roberta.

Presente no evento, a diretora da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em São Luís, Susan Lucena, destacou a importância da data para a luta contra a violência e o feminicídio.

“Mas que um dia de luta. O que queremos é poder andar sem medo de sermos estupradas, é estar em casa sem medo de ser violentada, é conseguir viver os nossos relacionamentos sem sermos vítimas de feminicídio”, pontuou.

O evento reuniu centenas de mulheres de todas as idades. Dona Raimunda Coêlho de 60 anos, disse sentir-se feliz, e pediu respeito às lutas das mulheres. “Eu estou me sentindo muito feliz, o que falta é as pessoas entenderem e ‘respeitar’ a luta das mulheres”, destacou.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, o objetivo da ação conjunta, foi facilitar a prestação dos serviços às mulheres.

“Hoje aqui, ocorre uma série de ações conjuntamente aos parceiros, como: serviços de saúde, shows e assistência social. Então, o objetivo é oferecer ações para as mulheres de forma que elas aproveitem tudo no mesmo espaço, da saúde ao artesanato”, pontuou.

Além dos parceiros, o evento reuniu movimentos de defesa dos direitos e defesa das mulheres, como: a União Brasileira de Mulheres (UBM); o Coletivo Ieda Batista; Fórum Maranhense de Mulheres; conselhos; a Frente Maranhense de Mulheres na Política, além de estudantes e demais movimentos sociais.