Ações de cidadania discutidas na Conferência das Meninas

Em 23/09/2015
mesa de abertura da Conferência

O Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher tem levado aos municípios do estado a discussão sobre as Políticas Públicas das Mulheres. Desde o final do mês de agosto a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto e equipes de técnicas da secretaria vem percorrendo os municípios para levantar essa discussão.

As Conferências Municipais são uma instância de discussão das Políticas Públicas para as Mulheres que envolvem sociedade civil e órgãos públicos. A culminância acontecerá durante a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que vai acontecer em São Luís no período de 10 a 13 de novembro.

Este ano em uma iniciativa inédita no Brasil, a SEMU atendeu a uma demanda de jovens e meninas entre 15 e 20 anos que não são contempladas nem pela pauta das crianças nem das mulheres. A Conferência Estadual das Meninas vai acontecer no dia 10 de novembro um dia antes da abertura da Conferência Estadual da Mulher. “Será um espaço de discussão assim como nas Conferências para as Mulheres, só que terá uma metodologia e linguagem específica para esse público”, disse a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.

Secretária da Mulher Laurinda Pinto na abertura da Conferência

Algumas cidades no estado organizaram Conferência das Meninas, a exemplo de São João do Sóter, que contou com a presença da Secretária Laurinda. “Estamos fazendo história aqui e tenho certeza que através das Políticas do Governo Federal, com a presidenta Dilma, do Governador Flávio Dino que falou do seu compromisso de fortalecer as políticas para as mulheres no Estado, da Secretária da Mulher Laurinda Pinto que lançou a proposta da Conferência das Meninas, e com nosso apoio na Prefeitura Municipal, nossa voz será ouvida.” Disse a Prefeita de São João do Sóter Luzia Rocha.

Lúcia Azevedo, Chefe da Asplan da Semu

As Conferências Municipais tem como objetivo: Promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalecimento da relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres; estimular a elaboração e o fortalecimento de Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres; levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres; Eleger as(os) delegadas(os) que representarão o Estado do Maranhão na IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, entre outros.

Banner da Conferência em São João do Sóter

A conferência contará com quatro eixos temáticos:  I – “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; II – “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e IV – “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

detalhe da camisa da Conferência das Meninas

A IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres vai acontecer em São Luís no período de 11 a 13 de novembro. O evento deve contar com a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.