A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU, através do Programa Carreta da Mulher Maranhense, tem percorrido os municípios do Maranhão levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres que vão do atendimento à saúde ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
No mês de julho as ações começaram pelo município de São Domingos. Distante 496 km da capital, e uma população superior a 30 mil habitantes, o município recebeu as ações da Carreta nos dias 13 e 14.07.
Os serviços da carreta vêm se consolidando a cada município. As palestras educativas e o acolhimento dado a essas mulheres se refletem nos números positivos dos atendimentos. “O principal ganho para as mulheres é o processo educativo de desconstrução do machismo ao lidar com o corpo, que impede a mulher de chegar à atenção básica”, disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.
Na Carreta são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.
Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.
Dados dos atendimentos em São Domingos:
Serviços de Saúde: Consultas médicas – 169
Vacinas – 34
Atendimento Nutricional – 33
Atendimento Psicológico – 19
Atendimento Serviço Social – 06
Terapeuta Ocupacional – 23
Fonoaudiologia – 13
Aferição de pressão – 268
Ginástica Laboral – 106
Testes rápidos de HIV – 186
Testes rápidos de Sífilis – 187
Testes rápidos de Hepatite – 187
Mulheres nas palestras – 660
Preventivos – 174
Atendimento CREAS – 13
Ouvidoria – 11 encaminhamentos: sendo: 03 para Delegacia; 04 para o CRAS; 02 para Defensoria e 02 para o Conselho Tutelar
Total: 2084
Número de Profissionais envolvidos: 50
De São Domingos, a Carreta da Mulher seguiu para o município de Santa Filomena, onde permaneceu nos dias 15 e 16 de julho. Distante 378 km da capital e com mais de 7 mil habitantes a Carreta da Mulher chegou e prestou diversos atendimentos. Para a Coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves, a adesão dos gestores municipais tem sido importante para o sucesso da ação. “É muito bom contar com o apoio dos gestores, tanto na divulgação da carreta quanto dos profissionais cedidos para as ações” disse Teresa. “As prefeituras municipais e os organismos tem sido muito importantes durante o trabalho de mobilização. Só temos que agradecer pelas parcerias”, finalizou a coordenadora.
Dados dos atendimentos em Santa Filomena:
Consultas médicas – 49
Aferição de pressão – 143
Teste de HIV – 25
Testes de Glicemia – 49
Aplicação de Flúor – 38
Atendimento Fonoaudiologia – 90
Atendimento Fisioterapeutico: 12
Optometria Oftalmologia – 37
Mulheres nas palestras – 261
Ouvidoria – 06 atendimentos
Total de Atendimentos: 810
Número de Profissionais envolvidos: 16
A itinerância da Carreta da Mulher segue, o município de Tuntun, a 366 km da capital e com uma população de quase 40 mil habitantes, recebeu a equipe da SEMU nos dias 17 e 18.07.
Aonde chega a carreta vai levando conhecimento e cidadania. Segundo a Secretária Laurinda Pinto a SEMU está fazendo um belo trabalho com as jovens nos municípios, “Elas participam das palestras e do atendimento e trazem depois mães, tias e avós, infelizmente algumas delas já apresentam problemas de saúde, que são devidamente encaminhados. Trabalhamos com a metodologia de abordagem, oficina e diálogo. Isso está gerando uma expertise, estou impressionada e feliz, pois estamos vendo crescer cada vez mais os grupos de discussão e desconstrução dos processos. Muitas mulheres fugiam do exame preventivo não por culpa delas, mas por vergonha, pois elas aprenderam a ter vergonha do próprio corpo, mas aos poucos estamos quebrando esses paradigmas”, concluiu a secretária.
Para a segunda quinzena do mês de julho a Carreta da Mulher Maranhense já está com sua programação fechada. Nos dias 20 e 21 de julho será a vez do município de Presidente Dutra (348 km da capital) receber a carreta. De lá segue para os municípios de Governador Luís Rocha (22 e 23.07), Eugênio Barros (24 e 25.07), Governador Archer (27 e 28.07), Gonçalves Dias (29 e 30.07) e encerra o mês levando as ações para o município de Dom Pedro (30.07 e 01.08).
(da dir.p. esq.): Sec. Adjunta de Estado da Mulher Susan Lucena; Fernanda Wolff, Chefe do Dep. de Gestão e Articulação/DEGA e Teresa Cristina Dir. Estadual do Carreta Mulher Maranhense
As atividades da Carreta nos municípios são resultado de um trabalho de parceria entre as Secretarias de Estado da Mulher, da Saúde, através das suas Regionais, e da Segurança, juntamente com as Superintendências Regionais de Assuntos Políticos, prefeituras municipais (secretarias e coordenadorias municipais de políticas para as mulheres e de saúde), organismos locais e sociedade civil organizada. As políticas para as mulheres são uma prioridade do Governador Flávio Dino, para ele o Programa da Carreta Mulher Maranhense é uma oportunidade onde as mulheres de todas as idades podem ter acesso a seus direitos básicos como saúde e o acesso a seus direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br