Audiência Pública em Alcântara-MA pelo fim da violência contra a Mulher

Em 28/03/2018

IMG-20180328-WA0034A Secretária da Mulher Terezinha Fernandes, participou de audiência pública no município de Alcântara. O evento foi promovido pela Prefeitura do município através da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade e contou com o apoio da SEMU.

A galeria da Câmara dos Vereadores foi tomada por moradores, representantes de movimentos sociais e de mulheres e familiares de Alexandrina Costa, desaparecida há 4 meses em Alcântara.

Com o tema: A Cultura da Paz Começa em Casa, O fim da violência doméstica também, a audiência pública contou com as presenças do Prefeito Anderson Wilker; do Juiz Titular de Alcântara Rodrigo Otávio Terças Santos; da delegada Kazume Tanaka, Coordenadora Estadual das Delegacias da Mulher e do Delegado do município Rafael Almeida de Pereira que prestou explicações aos familiares de Alexandrina Costa sobre o andamento das investigações.IMG-20180328-WA0029

Segundo a Diretora do Departamento da Mulher, Irenilde Alves, a audiência foi motivada para cobrar das autoridades mais rapidez nas investigações do caso e abrir um espaço de discussão com a sociedade sobre a violência doméstica que é alta no município. “O sofrimento da família nos motivou a realizar essa audiência. Precisamos montar estratégias, dar respostas e ser firmes no combate a violência contra a mulher”, disse Irenilde.

A Secretária da Mulher Terezinha Fernandes, falou sobre a Campanha Estadual contra a Violência Doméstica e os avanços da política para as mulheres no Estado. “Se nós não mudarmos a cultura de que mulher é um ser inferior não poderemos acabar com a cultura da violência. Nossa conquista de direitos enquanto cidadãs é muito recente”.

No último dia 8 de março, o Governador Flávio Dino aprovou uma série de medidas que já estão sendo postas em prática, como o projeto que irá capacitar os profissionais das escolas de ensino médio do estado sobre a violência contra a mulher, também já foi enviado para a Assembleia Legislativa para que se transforme em lei o atendimento integral à família da mulher vítima de violência. “É preciso tratar o agressor, para ele não reproduzir com outras mulheres, é preciso dar apoio aos filhos que também são vítimas e proteger a mulher que sofreu a violência”, concluiu a secretária.IMG-20180328-WA0032

Para a coordenadora estadual da Delegacia da Mulher, Kazumi Tanaka, a audiência foi fundamental para que a mulher entenda que a violência doméstica não é normal. “O poder público está mobilizado para transformar essa realidade, para que cada vez mais as mulheres sejam estimuladas a buscar os mecanismos que possam atendê-las. Quanto mais nós discutimos a violência contra a mulher, seja física ou psicológica, maior o número de denúncias que chega às delegacias. Com isso, conseguimos iniciar o processo de transformação de vidas”, frisou.

O prefeito da cidade, Anderson Wilker, destacou que a audiência realizada na Câmara Municipal é uma homenagem à presença da mulher no município. “Neste ano, resolvemos debater a política do direito da mulher e o combate à violência com a realização desta audiência. Estamos alertando as mulheres da nossa cidade para que denunciem agressões e lutem a cada dia mais pelos seus direitos. O Departamento da Mulher tem realizado acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais, além de toda equipe para que a mulher seja valorizada ainda mais em Alcântara”, exclamou.

A Secretaria de Estado da Mulher irá realizar em abril um seminário sobre enfrentamento à violência contra a mulher no município de Alcântara assim como a capacitação da rede de enfrentamento à violência.

IMG-20180328-WA0014WhatsApp Image 2018-03-26 at 12.40.41

WhatsApp Image 2018-03-26 at 13.30.38IMG-20180328-WA0013IMG-20180316-WA0021