• Facebook
  • twitter
  • youtube

CAFÉ LITERÁRIO ALEGRA E EMOCIONA MULHERES DO PRESÍDIO FEMININO

Em 9/03/2015

 

orgulhosa, Jordana fez questão de  mostrar o livro que escolheu.

orgulhosa, Jordana fez questão de mostrar o livro que escolheu.

O mês de março está sendo comemorado pelas mulheres maranhenses com saúde integral e garantia de direitos contra a violência.

No presídio feminino de São Luís, as mulheres em situação de prisão receberam uma homenagem promovida pela Secretaria de Estado da Mulher – SEMU em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária–SEJAP, em comemoração ao Dia internacional da Mulher. A ação intitulada “Café Literário”, aconteceu nesta segunda-feira, 09,  às dez da manhã,  com um reforçado café da manhã e várias atividades.

Na ocasião, a poetisa Lúcia Gato realizou uma performance de exaltação á capacidade da mulher de se reerguer e recomeçar, intercalando trechos da música “Maria Maria”, de Milton Nascimento.

Convidada a se pronunciar em nome das mulheres do presídio, a detenta Maria Iracelma recitou um poema de agradecimento que também solicitava a continuidade de ações para as mulheres.

Em seguida, foram disponibilizados 268 livros dos mais variados títulos, entre eles, de auto-estima, romances, revistas e outros, resultado de uma campanha de doação feita pela SEMU envolvendo as demais secretarias de estado. Encantadas com a iniciativa, as mulheres fizeram fila para escolher o que iam ler. Cada uma teve direito a um livro.

Maria Iracelma solicitou em poema a continuação das atividades

Prestigiaram o evento autoridades como a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto e o Secretário da Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, entre outras autoridades.

Prestigiaram o evento autoridades como a  Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto e o Secretário da Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, entre outras autoridades. Ao se pronunciar, Laurinda Pinto lembrou que, em suas visitas ao presídio feminino, uma das detentas pediu livros. A partir daí, surgiu a iniciativa que resultou em uma vasta programação para homenagear as mulheres. A gestora afirmou que a campanha literária continuará. “Com mais livros que vamos angariar, poderemos incrementar a biblioteca do presídio, principalmente no que se refere á perspectiva de gênero. Essas mulheres estão com o seu direito de ir e vir restritos ao presídio, mas o seu ato de pensar, criar, sonhar, viajar através da imaginação, ainda são livres.  ”, declarou Laurinda.

Preparação para o mercado de trabalho –  Na Unidade Prisional de Ressocialização da SEJAP, as mulheres também serão beneficiadas com ações de garantia dos seus direitos ao resgate social, saúde e capacitação profissional.  A SEMU está operacionalizando várias iniciativas nesse sentido, com destaque para a implantação de uma Cozinha industrial completa com qualificação para as detentas.  Outra iniciativa de preparação para o mercado de trabalho é o Projeto COMCHITAS, referente a uma oficina de corte e costura que prevê a criação de uma grife, com o mesmo nome, que utilizará tecidos simples e baratos típicos da região nordestina. O projeto contempla ainda a realização de um desfile de lançamento da grife. Já estão sendo feitos contatos com a Secretaria de indústria e Comércio para garantir a comercialização para os produtos do projeto.

Poetisa Lúcia Gato  fez perfomance sobre a mulher que prendeu a atenção das detentas

Poetisa Lúcia Gato fez perfomance sobre a mulher que prendeu a atenção das detentas

Os livros atrairam a atenção das detentas
Os livros atrairam a atenção das detentas

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br