O mês de março está sendo comemorado pelas mulheres maranhenses com saúde integral e garantia de direitos contra a violência.
No presídio feminino de São Luís, as mulheres em situação de prisão receberam uma homenagem promovida pela Secretaria de Estado da Mulher – SEMU em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária–SEJAP, em comemoração ao Dia internacional da Mulher. A ação intitulada “Café Literário”, aconteceu nesta segunda-feira, 09, às dez da manhã, com um reforçado café da manhã e várias atividades.
Na ocasião, a poetisa Lúcia Gato realizou uma performance de exaltação á capacidade da mulher de se reerguer e recomeçar, intercalando trechos da música “Maria Maria”, de Milton Nascimento.
Convidada a se pronunciar em nome das mulheres do presídio, a detenta Maria Iracelma recitou um poema de agradecimento que também solicitava a continuidade de ações para as mulheres.
Em seguida, foram disponibilizados 268 livros dos mais variados títulos, entre eles, de auto-estima, romances, revistas e outros, resultado de uma campanha de doação feita pela SEMU envolvendo as demais secretarias de estado. Encantadas com a iniciativa, as mulheres fizeram fila para escolher o que iam ler. Cada uma teve direito a um livro.
Prestigiaram o evento autoridades como a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto e o Secretário da Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, entre outras autoridades.
Prestigiaram o evento autoridades como a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto e o Secretário da Administração Penitenciária, Murilo de Andrade, entre outras autoridades. Ao se pronunciar, Laurinda Pinto lembrou que, em suas visitas ao presídio feminino, uma das detentas pediu livros. A partir daí, surgiu a iniciativa que resultou em uma vasta programação para homenagear as mulheres. A gestora afirmou que a campanha literária continuará. “Com mais livros que vamos angariar, poderemos incrementar a biblioteca do presídio, principalmente no que se refere á perspectiva de gênero. Essas mulheres estão com o seu direito de ir e vir restritos ao presídio, mas o seu ato de pensar, criar, sonhar, viajar através da imaginação, ainda são livres. ”, declarou Laurinda.
Preparação para o mercado de trabalho – Na Unidade Prisional de Ressocialização da SEJAP, as mulheres também serão beneficiadas com ações de garantia dos seus direitos ao resgate social, saúde e capacitação profissional. A SEMU está operacionalizando várias iniciativas nesse sentido, com destaque para a implantação de uma Cozinha industrial completa com qualificação para as detentas. Outra iniciativa de preparação para o mercado de trabalho é o Projeto COMCHITAS, referente a uma oficina de corte e costura que prevê a criação de uma grife, com o mesmo nome, que utilizará tecidos simples e baratos típicos da região nordestina. O projeto contempla ainda a realização de um desfile de lançamento da grife. Já estão sendo feitos contatos com a Secretaria de indústria e Comércio para garantir a comercialização para os produtos do projeto.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br