O Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher com o Programa Carreta da Mulher Maranhense está levando ações sociais para a área do Terminal de Passageiros de Cujupe e povoado Cajueiro em Alcântara.
Com sua estrutura formada por técnicos da SEMU, a Carreta da Mulher Maranhense segue em mais essa etapa de atendimentos levando as Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Mulher, ações de saúde como a realização de exame preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau), testes rápidos de HIV e vacinação. “A mulher maranhense esteja ela onde estiver tem o direito de receber atendimento médico, conhecer seus direitos está na Constituição, saúde é direito de todos e dever do estado. E promover ações que garantam o empoderamento da mulher maranhense é uma das prioridades do Governador Flávio Dino e estamos aqui garantindo esse direito”, disse a Coordenadora da Carreta da Mulher Teresa Cristina.
A Ação Social Porto Comunidade promovida pela EMAP vai beneficiar as famílias quilombolas do município com serviços gratuitos de promoção à cidadania, emissão de documentos, serviços de saúde, palestras educativas, palestras sobre associativismo e cooperativismo, informações e cadastro para o Bolsa Família e Cad Único, atividades recreativas, entre outros serviços. As atividades são uma ação integrada da SEMU, EMAP, SEDEL, SETRES, SEDES e Prefeitura de Alcântara.
“São três dias de intensas atividades e nos sentimos gratificadas pela resposta dessas mulheres a essa ação e vendo o quanto precisamos intensificar nosso trabalho junto a essas comunidades”, disse Claúdia Gouveia chefe do Departamento de Projetos Especiais e Captação de Recursos (Depec) da SEMU.
A Carreta da Mulher Maranhense fica até o dia 24 realizando ações na área de Cujupe, depois segue para os municípios de Igarapé do Meio (25 e 26.09) e Zé Doca (28 e 29.09).
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br