Carreta da Mulher Maranhense comemora atendimentos

Em 15/09/2015
Carreta em Morros

Carreta da Mulher Maranhense comemora atendimentos

Com o objetivo de levar as políticas públicas para todas as maranhenses, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher reativou o Programa Carreta da Mulher no início deste ano.

A Carreta possuiu uma estrutura completa para prestar atendimento às mulheres maranhenses nas áreas da saúde, jurídica e social, seguindo a  Política de Enfrentamento à violência contra as Mulheres, orientada pelo Plano Nacional. O serviço prestado pela Carreta da Mulher Maranhense agrega ações que visam propiciar materialidade aos eixos estruturantes do enfrentamento à violência contra as mulheres, que são: a Garantia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha; Ampliação e Fortalecimento da Rede de Serviços para Mulheres em Situação de Violência; Garantia da Segurança Cidadã e Acesso à Justiça; Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, Enfrentamento à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e a Garantia da Autonomia das Mulheres em Situação de Violência e Ampliação de seus Direitos.

Secretária Laurinda participa das atividades da Semana do Encarcerado

De março a junho foram realizados 6 mil e 546 atendimentos a mulheres de todas as idades. Nesse primeiro semestre a Carreta percorreu 13 municípios (São Luís; Maracaçumé; Junco do Maranhão; Centro Novo do Maranhão; Governador Nunes Freire; Alcântara; São João do Sóter; Aldeias Altas; Balsas; Rosário; Santa Rita; Anajatuba; Campestre do Maranhão e Porto Franco), sendo que em São Luís a Carreta já esteve neste primeiro semestre por três vezes (Anjo da Guarda, Cidade Operária e Ação Global). Por onde passa a Carreta da Mulher leva cidadania e acima de tudo o empoderamento das mulheres sobre seus direitos.

Dona Zilmar 1ª consulta

As palestras e os seminários realizados dentro da Carreta tiram dúvidas e ensinam sobre a Lei Maria da Penha; Lei do Acompanhante; Enfrentamento à Violência; as profissionais da SEMU abordam temas como gravidez na adolescência; Políticas Públicas para as Mulheres; Mulheres nos Espaços de Poder, em uma abordagem ampla sobre os direitos da mulher. Outro serviço procurado é o da Ouvidoria da Mulher (Ligue 180), para a Coordenadora da Ouvidoria da SEMU Leda Rego, as mulheres estão perdendo o medo de denunciar “temos que acabar com essa cultura de medo, além do registro da denúncia, orientamos as mulheres como proceder com o marido, namorado, companheiro. O que não pode é se calar”, disse Leda Rego.

Palestra sobre a Lei Maria da Penha

Os serviços oferecidos pela Carreta contam com a parceria das prefeituras municipais que cedem alguns profissionais para prestar os atendimentos. “Aqui as mulheres se sentem mais a vontade em expor seus problemas, tirar suas dúvidas, elas sentem segurança em nosso trabalho e saem daqui com uma visão diferente da sua condição de mulher dentro da sociedade”, disse a Coordenadora da Carreta Teresa Gonçalves.

Além das palestras, seminários e da Ouvidoria, um dos carros chefe da Carreta são os serviços de saúde são eles: teste rápido de HIV; Glicemia; Consultas com encaminhamentos; preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau), aferição da pressão arterial; vacinas, entre outros. Para cumprir a extensa agenda de serviços, a Carreta da Mulher Maranhense passa um dia e meio em cada município, os atendimentos acontecem das 8h às 17h e das 8h ao meio dia.

Ginástica Laboral está entre as atividades oferecidas pela carreta

Em alguns municípios o trabalho da Carreta está acontecendo junto com as Conferências Municipais das Mulheres. “Nas conferências discutimos as Políticas Públicas para as Mulheres e na Carreta elas veem uma parte dessas políticas transformadas em prática”, disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.

A itinerância não para e até o final deste ano a agenda da Carreta está cheia. Entre as ações de destaque já do segundo semestre está a participação na Semana do Encarcerado e no Projeto Todos Por São Luís da Prefeitura Municipal da Capital. A Carreta fica até hoje (15.09) no município de Icatu e segue amanhã (16.09) para a Barreirinhas, onde fica até o dia 17.09. Os próximos municípios a receberem a ação no mês de setembro serão São Benedito do Rio Preto (18 e 19.09), Belágua (20 e 21.09); Alcântara (22 e 23.09); Igarapé do Meio (25 e 26.09); Zé Doca (28 e 29.09) e Peri Mirim (30.09 e 01.10).

Teste rápido de Sífilis e HIV

Mulheres aguardam atendimento