• Facebook
  • twitter
  • youtube

Carreta da Mulher Maranhense realiza ações na capital

Em 26/01/2016

Mulheres da zona rural de São Luís estão sendo beneficiadas por um serviço de itinerância do Governo do Estado, que inclui duas carretas atuando de forma integrada: a da Mulher Maranhense, organizada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), e a do Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde (Semu).

A secretária adjunta de Estado da Mulher, Susan Lucena, informou que, no ano passado, esse serviço itinerante percorreu diversas cidades do Maranhão, levando atendimento especializado para o público feminino de todas as idades.

“Foram ações na área de saúde, como testes rápidos, vacinações, aferição de pressão, testes de glicemia, além de informações para que elas possam conhecer seus direitos e ter, cada vez mais, acesso a serviços de proteção integral em setores como o de segurança”, afirmou a secretária adjunta.

O programa faz parte das políticas públicas do Governo do Estado com o objetivo de promover saúde e cidadania das mulheres maranhenses. Francisca Lázaro Amorim, 86 anos, disse estar muito feliz por ter acesso a exames de mamografia e papanicolau: “Eu passei, vi as carretas e resolvi parar. Estou muito feliz por ter feito os exames e, agora, quero chamar minha filha”, disse.

A Carreta da Mulher reiniciou suas atividades no dia 18 deste mês e já percorreu os bairros Vila Nova República e Cidade Olímpica. Nesta segunda (25) e terça-feira (26) ficará no bairro Coroado.

Serviços da Semu

As ações da Semu contemplam o atendimento integral e por meio de IMG-20160121-WA0008parceria com a SES, que incorporou o Mamógrafo Móvel. “Foi um ganho de qualidade poder oferecer às mulheres de todo Maranhão um exame como a mamografia” disse a coordenadora da Carreta, Teresa Cristina Gonçalves. “Já oferecíamos palestras de conscientização sobre a Lei Maria da Penha, falamos de saúde e de combate a violência contra a mulher”, afirmou.

 

 

 

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br