O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) inicia nesta segunda-feira (18), às ações do Programa Mulher Maranhense de 2016. A Carreta da Mulher Maranhense, principal instrumento do programa, retoma sua itinerância tendo São Luís como ponto de partida.
A Carreta da Mulher Maranhense percorreu, no ano passado, 58 municípios maranhenses levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres que vão do atendimento à saúde ao Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Uma das prioridades do Governo Flávio Dino, são as políticas para as mulheres.
Na carreta são disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero.
Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.
Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.
As atividades da carreta nos municípios são resultado de um trabalho de parceria entre as Secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES), através das suas Regionais, e da Segurança (SSP), juntamente com as Superintendências Regionais de Assuntos Políticos, prefeituras municipais (secretarias e coordenadorias municipais de políticas para as mulheres e de saúde), organismos locais e sociedade civil organizada.
Desde outubro de 2015 o trabalho em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde tem oferecido às mulheres do estado o serviço do Mamógrafo Móvel da SES. Agora as mulheres maranhenses tem acesso a esse importante serviço. Dona Ubiralina Oliveira de 54 anos, moradora do bairro Nova República gostou de ter serviços tão essenciais próximos dela: “pra fazer esse tipo de serviço como a mamografia a gente precisa se deslocar pra longe e muitas mulheres não conseguem. Estamos agradecidas pelo Governo do Estado por estar trazendo essa facilidade para nós”, disse.
O atendimento da Carreta da Mulher Maranhense e do Mamógrafo Móvel são realizados em média um dia e meio em cada lugar. Os resultados dos exames vão servir de base para que o governo determine ações mais efetivas no enfrentamento a violência contra mulher assim como na área da saúde.
Agenda Carreta Mulher, em São Luís
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br