• Facebook
  • twitter
  • youtube

Carreta da Mulher Maranhense segue com atendimentos em setembro

Em 18/09/2015
Carreta em Barreirinhas

Carreta em Barreirinhas

Cumprindo um compromisso de governo com relação às Políticas Públicas das Mulheres, o Governo do Maranhão comemora os mais de 6 mil atendimentos realizados pela Carreta da Mulher Maranhense que percorreu 13 municípios do estado.

O trabalho não para e a Carreta da Mulher Maranhense continua sua itinerância levando atendimento de saúde, consultoria jurídica orientações e palestras sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento a violência. Para as mais jovens o tema principal é a gravidez na

Palestra de acolhimento

Palestra de acolhimento

adolescência.

Neste mês de setembro nove municípios do estado e uma ação na EMAP terão a presença da Carreta. Os municípios de Paço do Lumiar, Cachoeira Grande, Morros e Icatu (902 atendimentos) já receberam a Carreta este mês. Esta semana encerrou o atendimento em Barreirinhas onde foram realizados 885 atendimentos. Na sequência será a vez de São Benedito do Rio Preto (18 e 19.09); Belágua (20.09) onde a Secretaria da Mulher dará apoio a ação da Maçonaria do Maranhão nessa ação da entidade; EMAP (22 e 23.09), Igarapé do                                                                                              Meio (25 e 26.09) e Zé Doca (28 e 29.09).

Carreta da Mulher Maranhense no Outubro Rosa

Ação da Carreta em Barreirinhas

Ação da Carreta em Barreirinhas

Durante o mês de outubro as atividades da Carreta serão voltadas a ação do “Outubro Rosa”, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Estado da Mulher irá realizar uma grande mobilização que está sendo preparada para o período. Já está confirmada a presença da Carreta da Mulher Maranhense nos município de Balsas, Bacabal, Caxias, Colinas, Chapadinha, Governador Edson Lobão e Timon, onde esses municípios vão realizar mobilização pelo Outubro Rosa. Em São Luis está sendo programada uma caminhada e um show com artistas locais, a data da culminância do Outubro Rosa em São Luís está sendo articulada entre SEMU, SES, SECMA e SECOM.

O Outubro Rosa é um movimento popular comemorado em todo mundo.                                                                               O nome remete a cor rosa do laço que

Cadastramento para atendimento

Cadastramento para atendimento

simboliza a luta contra o câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, é mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2014 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.207mulheres (2013 – SIM)

 

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

 

Palestra da Ouvidoria sobre violência contra a mulher

Palestra da Ouvidoria sobre violência contra a mulher

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br