A Carreta da Mulher, importante instrumento de efetivação das políticas para as mulheres do Governo do Estado, retomou sua itinerância neste mês de abril.
Santa Helena (09 a 11.04), Turilândia (12 a 14.04) e Turiaçu (16 a 18.04) foram os municípios que receberam as ações da Carreta e do Mamógrafo móvel.
Em Santa Helena, a ação da Carreta envolveu mulheres da zona urbana e rural e contou com a parceria da Prefeitura do município, da Força Estadual de Saúde e da Associação das Pescadoras e Pescadores de Santa Helena.
Para Ana Maria, 47, pescadora, realizar os exames foi muito importante “a gente saber o que tem pra poder cuidar”, sobre as palestras de enfrentamento ela deixou o recado: “mulheres não fiquem caladas, denunciem”.
A equipe da Secretaria de Estado da Mulher que coordena as ações das carretas nos municípios, realizou palestras com temáticas diversas como Violência contra a Mulher, Leis Maria da Penha e do Feminicídio, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Saúde Bucal e o Papel do CREAS nos municípios.
Além das palestras, foram oferecidos serviços médicos: consultas com clínico geral, aferição de pressão, testes de glicemia, preventivo de câncer do colo do útero, mamografias, vacinação, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, estes três últimos são feitos e entregues na hora. A entrega é realizada é acompanhada pela Psicóloga da Força Estadual de Saúde. Foram realizados 768 atendimentos.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br