Carreta da Mulher segue para região da Amazônia Maranhense

Em 10/07/2015
foto 2 - equipe da Semu

foto 2 – equipe da Semu

A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU dá continuidade este mês de julho a itinerância da Carreta da Mulher. Desta vez os municípios da região da Amazônia Maranhense serão contemplados com os serviços. A ação é promovida pelo Governo do Maranhão, através da SEMU com o Projeto Mulher Maranhense.  São ações que vão do atendimento integral à saúde até as políticas de enfrentamento a violência contra a mulher. O objetivo é tornar as mulheres do interior e da capital, cada vez mais conscientes dos seus direitos, através de políticas públicas trabalhadas diretamente com essas mulheres.

No mês de junho foram mais de 5 mil atendimentos da carreta, que levou atendimento aos municípios de Rosário, Anajatuba, Santa Rita, Campestre e Porto Franco. O programa dá acesso às mulheres desses municípios aos exames de mamografia, papanicolau, glicemia,  aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual, assessoria jurídica e outros.

Toda programação da Carreta da Mulher conta com o “Seminário de Sensibilização para o enfrentamento da Violência Contra a Mulher”. No município de Presidente Dutra (dia 20.07) o seminário terá a presença dos secretários Laurinda Pinto (SEMU) e Jefferson Portela (SSP). No município de Gonçalves Dias (dia 29.07) o seminário terá as presenças da secretária da SEMU e da Defensora Pública Geral do Maranhão Mariana Albano de Almeida.  Para a Coordenadora do Programa Mulher Maranhense Tereza Cristina Gonçalves, a presença dessas autoridades é de grande importância para o fortalecimento das políticas de enfrentamento da violência contra a mulher, “A preocupação da Secretária Laurinda Pinto e nossa é fortalecer as redes de atendimento a saúde desses municípios, junto com o Ministério Público, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e todos os envolvidos. Vamos mobilizar as delegacias de cada município para fazer um trabalho de conscientização e capacitação junto aos policias e as redes de atendimento para combater a violência contra a mulher”.

A carreta da Mulher Maranhense tem sido um instrumento de grande importância para o conhecimento das mulheres do interior com relação a ações de saúde e das leis de enfrentamento a violência. Outro trabalho importante são as palestras voltadas às jovens, com o objetivo de formar cidadãos através ao acesso a informação. “Cada município que percorremos estamos levando conhecimento e saúde. Vemos mulheres que nunca tiveram acesso a exames como o preventivo, outro ponto importante é o debate que temos levado as escolas. São palestras direcionadas aos jovens com foco no combate a violência” disse a Coordenadora do Programa Mulher Maranhense Tereza Cristina Gonçalves.

A programação das próximas ações da Carreta da Mulher já estão sendo planejadas.  Paralelo ao trabalho da carreta vão acontecer as Conferências Regionais e Municipais com início em agosto. A carreta terá uma programação especial para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que vai acontecer em novembro (10 a 13) em São Luís. Confira os municípios que a carreta irá percorrer em julho.

Programação da Carreta da Mulher:

• São Domingos – 13 e 14 de julho
  • Santa Filomena – 15 e 16 de julho