Carreta Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel juntos no Outubro Rosa

Em 14/10/2015
Carreta em Colinas

O Governo do Estado, através das Secretarias da Mulher e da Saúde está promovendo durante o Outubro Rosa, mês em que se comemora a prevenção ao câncer de mama, uma ação com as duas unidades móveis dessas secretarias: a Carreta Mulher Maranhense da Secretaria da Mulher e o Mamógrafo Móvel da Secretaria de Saúde.

Para marcar as atividades do dia “D” do Outubro Rosa a ação conjunta está funcionando da seguinte forma: as mulheres são recebidas pelas Carreta Mulher Maranhense onde recebem orientações através de palestras sobre: prevenção ao câncer de mama e fatores de risco da doença, gravidez na adolescência, além de orientações jurídicas e psicológicas. Depois as mulheres com idade acima de 40 anos são encaminhadas para a realização do exame de mamografia.

Dona Marinize, 63 anos de Colinas após atendimento

D. Marinize, 63 anos de Colinas

Dona Marinize Saraiva de Menezes, 63 anos, moradora do bairro Serrinha em Colinas, a 5 anos não fazia o exame preventivo papanicolau, fez uma mamografia, mas nunca recebeu o resultado, agora disse que estava satisfeita com o trabalho do Governo do Estado “estou muito satisfeita fiz todos os exames o de câncer de colo do útero, mamografia e aprendi muitas coisas com as palestras também”, disse a senhora.

A Coordenadora Municipal de Defesa da Mulher de Timon, Maria Divina Sousa Silva afirmou que “a presença da equipe da Secretaria de Estado da Mulher, com a Carreta Mulher Maranhense, dentro do Outubro Rosa, marca o trabalho e o compromisso da implementação das políticas públicas para mulheres, nesta parceria com o Governo do Estado”.

Mulheres aguardando atendimento em Colinas

Para a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto o atendimento unificado oportuniza o acesso aos serviços de saúde, “esse serviço vai fazer a diferença na vida dessas mulheres, pois oportuniza o acesso aos serviços de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Agradeço ao Governador Flávio Dino por nos possibilitar as condições para que através da Secretaria da Mulher, possamos servir as mulheres do nosso Maranhão”, concluiu.

A programação da Carreta Mulher Maranhense e do Mamógrafo Móvel na programação do dia “D” nos municípios é:

• Colinas dias 13 e 14 de outubro;
  • Caxias dias 19 e 20;
  • Bacabal dias 21 E 22;
  • Codó 23 e 24;

O encerramento será no município de Urbano Santos nos dias 26 e 27 de outubro.

Palestras e orientações na Carreta mulher Maranhense

Palestras e orientações na Carreta mulher                                          Maranhense

Mulheres Colinenses

Mamógrafo Móvel em Colinas