• Facebook
  • twitter
  • youtube

Carreta Mulher Maranhense na Caravana de Todos – Santo Antonio dos Lopes

Em 8/04/2017
caravana 14

Carreta em Santo Antonio dos Lopes

A Caravana de Todos está realizando mais uma edição. A itinerância chega aos municípios de Snato Antonio dos Lopes (07.04); Governador Archer e Capinzal do Norte (08.04). A população desses três municípios será atendida pelos serviços do Viva com emissão de documentos, atendimentos da Carreta Mulher Maranhense, Mamógrafo Móvel e assistência para produtores da agricultura familiar.

Com a experiência de já ter percorrido mais de 100 municípios do estado, a equipe técnica da Secretaria da Mulher disponibilizou para a Caravana de Todos os serviços de coleta de exame preventivo do colo do útero, testes rápidos de HIV, Sífilis, AIDS e Hepatite, vacinação, Escutas da Ouvidoria da Mulher e palestras sobre o Enfrentamento à Violência e Leis Maria da Penha e do Feminicídio.

Secretária da Mulher Laurinda Pinto, conversa com as mulheres de Sto Antonio dos Lopes

Secretária da Mulher Laurinda Pinto, conversa com as mulheres de Sto Antonio dos Lopes

A secretária Laurinda Pinto acompanhou de perto as ações, lembrando da importância de levar esse atendimento à mulher que, por anos, teve dificuldade de ter acesso aos tratamento de saúde. “Nós temos um serviço voltado para a saúde da mulher, chegamos no Governo e encontramos uma situação de calamidade na situação da saúde da mulher maranhense, principalmente no que se refere à prevenção, por isso hoje temos um trabalho forte na prevenção do câncer de mama e colo de útero, já que este é o câncer que mais mata as maranhenses. E estamos nessa frente de trabalho, agregando à saúde da mulher o enfrentamento à violência. Aqui as mulheres têm informações sobre a lei Maria da Penha, recebem material e participam de debates enquanto esperam para serem atendidas no serviço de saúde”, explicou a secretária Laurinda Pinto.

Inês Sousa, agricultora de 70 anos, moradora do município de Santo Antonio dos Lopes realizou os exames pela primeira vez. “Foi a primeira vez que fiz os exames de preventivo e de mama. Levou tempo pra tomar coragem e também aqui não tinha muito acesso, mas agora espero que esteja tudo bem com minha saúde”, disse a agricultora.

Para a Chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Helena Veiga as ações da Caravana são de resgate da cidadania. “Muitas mulheres chegam aqui já com alguns sinais de que estão com algum problema de saúde sério, já recebemos mulheres com feridas nas mamas, com fortes dores no ventre, isso é o resultado da falta de políticas efetivas, que chegassem a todos. Isso sem falar daquelas que chegam feridas no seu amor próprio com baixa alto-estima por conta da violência

As ações da Carreta resgatam a cidadania da mulher maranhense

As ações da Carreta resgatam a cidadania da mulher maranhense

doméstica”.

 

Além dos serviços de saúde, a Carreta realiza um importante serviço que é a Ouvidoria da Mulher. A Ouvidoria tem prestado um trabalho de escuta muito importante junto as mulheres do estado. Todas essas ações fazem parte dos eixos que compõe as políticas para as mulheres.

A Ouvidora Leda Rego está realizando escutas na Caravana de Todos. Além do atendimento médico e palestras sobre o Enfrentamento a Violência, as mulheres atendidas pela Carreta podem realizar uma escuta junto a Ouvidoria. “Aqui as mulheres são ouvidas e respeitadas. Após a escuta realizamos os encaminhamentos caso seja necessário. Muitas mulheres chegam aqui com a alto-estima muito baixa, sem nem um tipo de orientação. Nosso trabalho não é só registrar os casos mas encaminhar nossas mulheres para que elas saiam dessa situação de violência”, disse a Chefe da Ouvidoria, Leda Rego. A partir do trabalho da escuta foi criada uma ação nas redes sociais para as mulheres coloquem posição sobre a não violência. As plaquinhas tem feito sucesso onde chegam, é uma forma de nos aproximar dessas mulheres”, concluiu Leda Rego. caravana de todos 4

No atendimento realizado na sexta-feira 07.04 no município de Santo Antonio dos Lopes, 116 mulheres foram atendidas. Foram realizados 69 preventivos; 60 aferições de pressão arterial; 60 testes de Glicemia; 66 testes rápidos de HIV, Hepatite B e C; 66 testes de Sífilis, 48 mamografias e 60 consultas totalizando 495 serviços e 116 mulheres atendidas.

A Caravana é articulada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e acontecerá regularmente até o fim do ano, alcançando todas as regiões do Maranhão. Nesta edição ainda contou com a participação dos secretários de Estado da Saúde, Carlos Lula, de Ciência e Tecnologia, Jonathan Almada e da deputada estadual Ana do Gás.

Continuação da Caravana

A programa da ‘Caravana Governo de Todos’ segue neste sábado (8), em Capinzal do Norte, levando os mesmos serviços para a população da cidade e adjacências. Na oportunidade também será realizada a inauguração da escola  CE Valnice Bertoldo.

caravana 13

caravana 16sec caravana 1

 

 

 

 

caravana 15caravana 14 caravana 10

 

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br