Conferência da Mulher de Paço do Lumiar discute Políticas para as Mulheres

Em 9/09/2015
Secretária da Mulher Laurinda Pinto na abertura da Conferência em Paço do Lumiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, junto à Secretaria da Mulher de Paço do Lumiar, promoveram a III Conferência da Mulher do município nesta sexta-feira (04).

Por todo estado estão acontecendo as Conferências, que são espaços de discussão em que se reúnem sociedade civil e poder público para discutir, avaliar e propor ações que vão compor as Políticas Públicas para as Mulheres. No Maranhão, as Conferências tiveram início no dia 27 de agosto e vão até o dia 26 deste mês. O resultado das Conferências Municipais será discutido na IV Conferência Estadual da Mulher que acontecerá em São Luís, no período de 11 a 13 de novembro.

Secretária de Estado Laurinda Pinto e a Sec. Municipal Ext.de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar, Carla Sousa

A Conferência aconteceu na Irmandade da Purificação, no Maiobão. Na abertura da Conferência em Paço do Lumiar estiveram presentes: a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto; o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Bira do Pindaré; o prefeito Josemar Sobreiro; a Secretária Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa, e demais autoridades municipais.

Durante a abertura a secretária Laurinda destacou o papel do parlamento municipal para o processo de consolidação das Políticas para as Mulheres e da importância deste gênero ocupar espaços no parlamento. “É importante fazer esse diagnóstico, saber quais legislações foram aprovadas para que o município de Paço do Lumiar possa se desenvolver com a garantia plena da igualdade de gênero”, disse a secretária.

abertura da Conferência de Paço do Lumiar

Laurinda Pinto frisou sobre a importância do controle social, que é a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas se tornando um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania. “O controle social avança as conquistas da democracia, aperfeiçoa e melhora o estado”.

O Prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, disse que irá acatar o pedido da Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto de transformar a Secretaria de Paço do Lumiar em uma secretaria ordinária. “Vamos tomar as providências cabíveis, a mulher de Paço terá seus direitos atendidos e tem o meu respeito. Vamos fazer a coisa certa, para que as políticas não acabem em um mandato, mas que perdurem no município” finalizou o prefeito.

Irmandade da Purificação, no Maiobão, sede da Conferência.

Secretária Laurinda Pinto durante a Palestra Magna

Secretários Municipais e representantes de entidades das Mulheres participando da Conferência

Sec. de Planejamento e Articulação, Edinaldo Moura; Iracema do CEM e da SEIR; Sec. de Ciência e Tec. Bira do Pindaré; Sec. da Mulher Laurinda Pinto; Vereador Wellington Sousa e o Prefeito Josemar Sobreiro

Anunciação Azevedo, Líder do Grupo de Mulheres com a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto