Conferência das Meninas: iniciativa do Maranhão para o Brasil

Em 4/11/2015
conferência das meninas 4

Secretária Laurinda Pinto na Conferência das Meninas em São João do Sóter

O Governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher – SEMU, em uma iniciativa inédita no Brasil, está mobilizando as meninas e jovens de todo o Estado entre 15 e 20 anos para a Conferência Estadual Livre das Meninas.

A ideia surgiu para atender uma demanda reprimida dessa faixa de idade que não é contemplada nem pela pauta das crianças nem das mulheres, “será um espaço de discussão assim como nas Conferências para as Mulheres, só que terá uma metodologia e linguagem específica para esse público”, disse a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.

O objetivo da conferência é discutir sobre os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo público infanto-juvenil, elaborando ideias que atendam às necessidades, articulando várias esferas para a execução das políticas públicas para a juventude e inserir as meninas e jovens no contexto social, voltadas à construção da igualdade, violência, gêneros e consolidação de direitos do público, para que elas tornem-se cidadãs participativas de seus direitos e deveres.

As propostas tiradas durante os eventos foram enviadas à SEMU com o intuito de fortalecer e garantir a aplicação dos direitos e elaboração das políticas públicas voltadas à construção da igualdade entre essas jovens. “A partir de hoje, serão mais abrangentes as atividades relacionadas a esse público juvenil, igualmente acontece nas conferências que dizem respeito aos direitos das mulheres brasileiras”, finalizou Lúcia Azevedo, Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações  Estratégicas da SEMU – ASPLAN.

Com o tema: “Mais direito, participação e poder para elas”. E “Mais direito, participação e poder para as meninas”. O evento é também um espaço de fortalecimento político e pedagógico de expressão e escutar as reivindicações das meninas para que sejam pautadas na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. “Estamos fazendo história e tenho certeza que através das Políticas do Governo Federal, com a Presidenta Dilma, do Governador Flávio Dino tem o compromisso de fortalecer as Políticas para as Mulheres no Estado, da Secretária da Mulher Laurinda Pinto que lançou a proposta da Conferência das Meninas, e com nosso apoio na Prefeitura Municipal, nossa voz será ouvida.” Disse a Prefeita de São João do Sóter Luzia Rocha, município onde foi realizada uma das conferências.

“É preciso entender e ouvir o que as jovens pensam sobre a participação política juvenil, sobretudo no quesito educação, para que juntas, possamos discutir interesses, avaliações e reivindicações de um novo referencial de sociedade” finalizou Lúcia Azevedo Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da SEMU.

A Conferência Estadual Livre das Meninas vai acontecer em São Luís, no dia 10 de novembro. Como parte da mobilização será realizada no mesmo dia a Marcha das Meninas Negras. A Conferência das Meninas vai contar com a presença da Secretária Especial de Política para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Meniccuti.