Conferências consolidam Políticas para as Mulheres no Maranhão

Em 10/09/2015

Conferência em São João dos Patos

O Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Mulher está mobilizando em todo estado a realização das Conferências para as Mulheres. As conferências serão realizadas em 39 municípios maranhenses que já possuem secretaria ou coordenadoria da mulher.

As políticas seguem a orientação da Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM e são implementadas pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher. O objetivo é orientar o Estado a fim de combater problemas decorrentes de práticas assimétricas historicamente configuradas que inviabilizam o processo de

Conferência em Paço do Lumiar

participação social e política democrática e igualitária, de mulheres e homens.

O Plano Nacional da Política para as Mulheres prevê a autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida; a busca da igualdade efetiva entre mulheres e homens, em todos os âmbitos; o respeito à diversidade e combate a todas as formas de discriminação; o caráter laico do Estado; a universalidade dos serviços e benefícios ofertados pelo Estado; a participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas; e a transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas.

Conferência em Icatu

As conferências propõem-se a discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a

democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas. Isto implica que todas as mulheres podem exercer o poder de participar ao partilhar conhecimentos, competências e informações, em relação à melhoria das práticas de gestão e de representação, com vistas a que os municípios e todas as Unidades da Federação consigam cumprir com sua missão constitucional de propiciar condições de autonomia e de qualidade de vida as mulheres por meio das políticas públicas.

Conferência em Colinas

O tema das conferências deste ano é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” e foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Conferência em Chapadinha

A convocação das conferências tem como objetivo reforçar a efetividade do debate sobre o enfrentamento das desigualdades entre mulheres e homens visando o fortalecimento de sua capacidade interinstitucional com as instâncias governamentais estaduais e municipais, e de intersetorialização das políticas públicas para mulheres.

No Maranhão, as conferências municipais tiveram início no dia 27 de agosto no município de Chapadinha e encerram no dia 29 deste mês. A Secretária Laurinda Pinto está viajando pelo estado participando de

Pré Conferência em Barreirinhas

várias conferências. Hoje (10.09) ela participa do evento em Imperatriz.

As conferências são uma instância de discussão das Políticas Públicas para as Mulheres que envolvem sociedade civil e órgãos públicos. As decisões serão levadas para a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres que vai acontecer em São Luís no período de 10 a 13 de novembro. Uma novidade este ano será um momento de escuta com adolescentes e jovens. A Conferência das Meninas iniciativa inédita no Brasil traz a resposta a uma grande demanda recebida e acolhida pela Secretaria de Estado da Mulher, já que o público dessa faixa etária (15 e 20 anos) não é contemplado nem pela pauta das crianças nem das mulheres. Esta será a primeira vez que temas como violência, gravidez na adolescência entre outros, serão discutidos exclusivamente para esse público.

Conferência em Bacabal

Conferência em Imperatriz