O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher – SEMU como parte da promoção e consolidação das Políticas Públicas para as mulheres está juntamente com os Organismos de Políticas para as Mulheres – OPM’s nos municípios e o Conselho Estadual da Mulher estão promovendo as Conferências Intermunicipais da Mulher.
As Conferências são instâncias de debate e de apresentação de demandas para que essas políticas sejam implantadas, como por exemplo, a melhoria do atendimento de saúde, a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher e a criação de secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.
Quatro Eixos Temáticos norteiam as conferências. São eles: I – “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; II – “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e IV – “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
A Secretária Adjunta da Mulher Susan Lucena, que presidiu a Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres da região do Baixo Balsas, que abrange os municípios de Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, ressaltou que a conferência foi “a mais positiva possível” e disse que as mulheres que participaram do evento “passaram a conhecer um pouco mais dos seus direitos para que possam acessá-los da melhor forma possível”.
“Discutimos muito a questão da participação das mulheres nos espaços de poder. Espaços estes muito pouco acessados por nós. Infelizmente nós ocupamos apenas 10% [dos cargos], seja no parlamento seja no executivo, é uma participação muito ínfima, muito reduzida, já que nós, mulheres, no estado do Maranhão, somos 54% da população. No Brasil, nós somos 52%. Precisamos lutar cada vez mais para que nós possamos ter uma sociedade igual, em que homens e mulheres tenham atuação paritária, tenham atuação igual nos espaços de poder”, enfatizou Susan.
Ao final de cada Conferência é elaborado um relatório sobre os temas propostos que serão encaminhados à Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de elaborar diretrizes de políticas públicas para as mulheres em âmbito estadual.
Foram realizadas três Conferências Intermunicipais, envolvendo 27 municípios. A primeira aconteceu na Região Gerais de Balsas, a segunda na Região Baixo Balsas, seguida da Conferência Intermunicipal da Região das Serras e Guajajaras. A quarta e última Conferência Municipal acontece na Região de Pericumã no município de Pinheiro dia 7 de novembro. A culminância será nos dias 11, 12 e 13 de novembro quando acontecerá a IV Conferência Estadual da Mulher em São Luís.
Objetivos das Conferências
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br