Conferências Intermunicipais reforçam as Políticas para as Mulheres no Maranhão

Em 4/11/2015

susanO Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher – SEMU como parte da promoção e consolidação das Políticas Públicas para as mulheres está juntamente com os Organismos de Políticas para as Mulheres – OPM’s nos municípios e o Conselho Estadual da Mulher estão promovendo as Conferências Intermunicipais da Mulher.

As Conferências são instâncias de debate e de apresentação de demandas para que essas políticas sejam implantadas, como por exemplo, a melhoria do atendimento de saúde, a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher e a criação de secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.

2015 10 24 Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em São Raimundo das Mangabeiras  (29)Quatro Eixos Temáticos norteiam as conferências. São eles: I – “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; II – “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e IV – “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

A Secretária Adjunta da Mulher Susan Lucena, que presidiu a Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres da região do Baixo Balsas, que abrange os municípios de Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, ressaltou que a conferência foi “a mais positiva possível” e disse que as mulheres que participaram do evento “passaram a conhecer um pouco mais dos seus direitos para que possam acessá-los da melhor forma possível”.

conf mangabeiras 2“Discutimos muito a questão da participação das mulheres nos espaços de poder. Espaços estes muito pouco acessados por nós. Infelizmente nós ocupamos apenas 10% [dos cargos], seja no parlamento seja no executivo, é uma participação muito ínfima, muito reduzida, já que nós, mulheres, no estado do Maranhão, somos 54% da população. No Brasil, nós somos 52%. Precisamos lutar cada vez mais para que nós possamos ter uma sociedade igual, em que homens e mulheres tenham atuação paritária, tenham atuação igual nos espaços de poder”, enfatizou Susan.

Ao final de cada Conferência é elaborado um relatório sobre os temas propostos que serão encaminhados à Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de elaborar diretrizes de políticas públicas para as mulheres em âmbito estadual.

Foram realizadas três Conferências Intermunicipais, envolvendo 27 municípios. A primeira aconteceu na Região Gerais de Balsas, a segunda na Região Baixo Balsas, seguida da Conferência Intermunicipal da Região das Serras e Guajajaras. A quarta e última Conferência Municipal acontece na Região de Pericumã no município de Pinheiro dia 7 de novembro. A culminância será nos dias 11, 12 e 13 de novembro quando acontecerá a IV Conferência Estadual da Mulher em São Luís.conf mangabeiras

Objetivos das Conferências

• Promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres.
  • Fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres.
  • Estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres; dos conselhos municipais e estadual da mulher; dos organismos governamentais municipais e estadual de políticas para as mulheres.
  • Estimular a elaboração e o fortalecimento de Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres. Apresentar balanço da implementação do PEPM – MA.
  • Discutir e definir subsídios e recomendações para a construção do Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres.
  • Discutir e elencar recomendações para um Sistema Político com participação das mulheres e com igualdade de direitos.
  • Levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres.