A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizou no último dia 02 de março, no auditório do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, antigo IPEM, o Encontro de Planejamento Estratégico para Organismos de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Maranhão – 2018.
Estiveram presentes Conselheiras, Secretárias, Coordenadoras e Chefes de Departamentos de Mulheres de mais de 50 municípios do estado e seis municípios convidados. Para Daniela Rabelo, Chefe do Departamento de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Semu o encontro é um momento de fortalecimento da política para as mulheres “aqui além da troca de experiências entre as gestoras discutimos a implementação da política em todo o estado”, disse.
Atualmente o Maranhão possui 83 Organismos de Política para as Mulheres – OPM’s, proporcionalmente ao número de municípios é o estado que mais possui organismos no Nordeste. “Sabemos da dificuldade que é criar e manter um OPM no município. Nossa luta é articular as lideranças de mulheres desses municípios e mostrar a importância e necessidade de uma OPM ao chefe do executivo municipal. Hoje temos seis municípios convidados que em breve vão instituir um OPM em sua cidade, nossa primeira meta é atingir 50% dos municípios do Maranhão”, concluiu Daniela Rabelo.
Na programação do encontro foram realizadas três mesas redondas, a Secretária Terezinha Fernandes, apresentou o tema “Importância dos OPM’s no município e relação SEMU/OPM’s”; a Professora Dra Neuseli de Almeida Pinto proferiu a palestra “Análise da conjuntura atual e o impacto na vida das mulheres” e a Coordenadora Estadual das Delegacias da Mulher Kazume Tanaka falou sobre “Fluxos de atendimento às mulheres vítimas de violência no estado do Maranhão”
Durante o encontro a Secretária da Mulher Terezinha Fernandes destacou a necessidade da criação dos conselhos municipais “cada uma de nós tem a responsabilidade na implementação da política para as mulheres. Precisamos melhorar o fluxo de ações, compreender e pensar o que fazer na educação, geração de renda e emprego. Aí que entram os conselhos, eles são importantes no controle social e para pensar a política”, disse a secretária.
Terezinha Fernandes destacou ainda a necessidade das mulheres ocuparem cada vez mais os espaços de poder e decisão. “A participação das mulheres na política ainda é muito tímida, conquistamos espaço nas universidades, nas frentes de pesquisa, nos tribunais estamos prontas para ocupar um número maior de cadeiras no parlamento”, disse a Secretária.
Para Raimunda Leite, Gestora da Mulher do município de Buriti Bravo – mulheres precisam votar em mulheres – disse. “Enquanto não acreditarmos que somos agentes de mudança e transformação, não conseguiremos mudar nossa realidade em um mundo predominantemente masculino”, concluiu a gestora.
Durante o encontro houve a entrega de materiais para as gestoras trabalharem em seus municípios o dia 08 de Março. A campanha deste vai falar sobre iolência doméstica e familiar e terá como trema: “A cultura da paz começa em casa, o fim do da violência doméstica também”.
Ao final do encontro as gestoras assinaram uma carta de compromisso com as diretrizes para a política municipal para as mulheres maranhenses.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br