• Facebook
  • twitter
  • youtube

Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Roraima visita São Luis

Em 20/01/2020
Durante visita a CMB, Foto Bruno Carvalho (2)

Durante visita à CMB, Fotos: Bruno Carvalho

A coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de Roraima e responsável pela Casa da Mulher Brasileira da capital Boa Vista, Graça Policarpo, visitou a Casa da Mulher Brasileira de São Luís, na tarde desta segunda-feira (20). A gestora foi recebida pela diretora da Casa, Susan Lucena e pela Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Nayra Monteiro.

Vinculada à  Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a CMB de São Luís tem sido referência para gestores de todo o país, por abrigar no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

Durante visita a CMB, Foto Bruno Carvalho (3)

Os atendimentos na Casa possibilitam acolhimento e  apoio psicossocial e dispõe de organismos de proteção como Juizado, Varas Especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público e a Delegacia Especial da Mulher (DEM).

O espaço conta ainda com brinquedoteca; alojamento temporário para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos; serviço de saúde para casos de violência sexual, a contracepção de emergência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/Aids; rede socioassistencial, entre outros.

Durante visita a CMB, Foto Bruno Carvalho (4)

“Trocar experiência com o que está acontecendo em Roraima e outros estados, é  o foco do trabalho em rede, um trabalho que ultrapassa até o território brasileiro. Então, somar esforços é  o nosso objetivo, conhecer outras realidades e apresentar o trabalho desenvolvido aqui no Maranhão”, destacou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

Para a secretária adjunta da SEMU, Nayra Monteiro, o alinhamento entre secretárias dos estados é fundamental para a troca de boas práticas na gestão da política para as mulheres no Brasil.

“É muito importante que estejamos alinhadas quanto secretárias do Brasil, para que a gente possa levar as boas práticas para os Estados, assim como a gente também vai em busca,  é  bom que elas também venham aqui, colher as boas práticas da política de proteção à mulher do governo do Maranhão”, pontuou.

Vinculada à  Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima,  a Casa da Mulher Brasileira, tem um ano de funcionamento, e segundo a gestora que já visitou outros estados, a visita à São Luís é uma troca de experiências que vai ajudar na implementação da Casa de Roraima.

“A gente já conhece um pouco o trabalho das mulheres aqui, um trabalho fantástico, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira, já nos encontramos em Brasília quando elas me falaram das coisas incríveis daqui, então, a gente veio conhecer de perto né, para levar para as nossas mulheres, o que temos de melhor no Brasil”, destacou.

Acompanharam a visita, delegada, Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão; delegada Viviane Fontenele, chefa do Departamento de Feminicídio; e as delegadas Karla Simone e Caroline Fernanda.

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br