A coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de Roraima e responsável pela Casa da Mulher Brasileira da capital Boa Vista, Graça Policarpo, visitou a Casa da Mulher Brasileira de São Luís, na tarde desta segunda-feira (20). A gestora foi recebida pela diretora da Casa, Susan Lucena e pela Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Nayra Monteiro.
Vinculada à Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a CMB de São Luís tem sido referência para gestores de todo o país, por abrigar no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.
Os atendimentos na Casa possibilitam acolhimento e apoio psicossocial e dispõe de organismos de proteção como Juizado, Varas Especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público e a Delegacia Especial da Mulher (DEM).
O espaço conta ainda com brinquedoteca; alojamento temporário para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos; serviço de saúde para casos de violência sexual, a contracepção de emergência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/Aids; rede socioassistencial, entre outros.
“Trocar experiência com o que está acontecendo em Roraima e outros estados, é o foco do trabalho em rede, um trabalho que ultrapassa até o território brasileiro. Então, somar esforços é o nosso objetivo, conhecer outras realidades e apresentar o trabalho desenvolvido aqui no Maranhão”, destacou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.
Para a secretária adjunta da SEMU, Nayra Monteiro, o alinhamento entre secretárias dos estados é fundamental para a troca de boas práticas na gestão da política para as mulheres no Brasil.
“É muito importante que estejamos alinhadas quanto secretárias do Brasil, para que a gente possa levar as boas práticas para os Estados, assim como a gente também vai em busca, é bom que elas também venham aqui, colher as boas práticas da política de proteção à mulher do governo do Maranhão”, pontuou.
Vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima, a Casa da Mulher Brasileira, tem um ano de funcionamento, e segundo a gestora que já visitou outros estados, a visita à São Luís é uma troca de experiências que vai ajudar na implementação da Casa de Roraima.
“A gente já conhece um pouco o trabalho das mulheres aqui, um trabalho fantástico, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira, já nos encontramos em Brasília quando elas me falaram das coisas incríveis daqui, então, a gente veio conhecer de perto né, para levar para as nossas mulheres, o que temos de melhor no Brasil”, destacou.
Acompanharam a visita, delegada, Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão; delegada Viviane Fontenele, chefa do Departamento de Feminicídio; e as delegadas Karla Simone e Caroline Fernanda.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br