Uma grande mobilização aconteceu no estado para marcar o dia Internacional da Mulher. As ações foram organizadas pelas Secretárias e Coordenadoras Municipais das Mulheres que compõe o Fórum de OPM’s (Organizações de Políticas para as Mulheres) e contou também com a participação de representantes da luta dos direitos das mulheres e da sociedade civil organizada.
“O Fórum é uma instância de articulação política de fortalecimento das políticas municipais para as mulheres. Nos reunimos duas vezes por ano e trocamos experiências entre as gestoras seja no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, seja no campo da geração de autonomia econômica, seja nas estratégias de minimização das desigualdades de gênero nos espaços sociais ou na questão do processo educativo” disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto.
Em Bacabal o início das comemorações da Semana da Mulher foi marcado por palestras sobre a Lei Maria da Penha, em parceria com a OAB, na sede do município e na zona rural. Em Campestre, um seminário, palestras e atividades culturais marcaram a data. O mesmo aconteceu no município de Anapurus e nos outros mais de 50 municípios do estado que possuem coordenação ou secretaria da mulher.
O Março Mulher 2016 tem como tema os Marcos Legais de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres que são as Leis Maria da Penha e a do Feminicídio.A data ontem foi marcada também pela a assinatura do decreto que cria o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para adaptar à realidade maranhense as diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar, com perspectiva de gênero, as mortes violentas de mulheres (feminicídios), ocorridas no Estado. A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br