• Facebook
  • twitter
  • youtube

Evento ‘1ª Feira MA Preta’, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher, encerrou no último sábado

Em 29/11/2021

No último sábado (27), aconteceu o encerramento da 1ª edição da Feira MA Preta, que teve como objetivo a valorização do afroempreendedorismo, viabilizando mais oportunidades para toda a população negra do estado, sobretudo, as mulheres. O evento aconteceu no Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga.

A 1ª Feira MA Preta, que agora integra o calendário oficial de eventos do Maranhão e conta com o apoio do Governo do Estado, é uma iniciativa da agora deputada estadual licenciada e Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, com a aprovação da Lei nº 11.580/2021, derivada do Projeto de Lei 400/2021. A feira acontecerá anualmente em novembro, mês voltado para a consciência negra.

Com a Rainha de Daomé Nã Agontimé, sacerdotisa fundadora da Casa das Minas (Querebentã de Toy Zomadonu) como patrona, a Feira MA Preta teve como tema “O mercado é o mundo e o nosso mundo é preto”. Foram 8 dias de feira, envolvendo uma média de 100 empreendimentos em diversas áreas, como artesanato, artes, moda, alimentação, tecnologia, decoração, dentre outros.

O evento realizado em sua 1ª edição no Parque São João Paulo II, foi um marco histórico com uma semana de muitas atrações culturais, além da comercialização de produtos produzidos pela população negra do estado, como destaca a Secretária Adjunta, Antonieta Lago.

“O Estado do Maranhão dá um pontapé fundamental para a valorização e reconhecimento da identidade e da cultura negra do nosso estado. É um evento muito importante, sobretudo nesse mês de novembro que celebramos o mês da consciência negra”, afirmou.

O encerramento contou com rodas de conversas sobre feminismo negro; mulheres negras, ancestralidade e bem viver; oficina de bonecas Abayomis; desfile de moda afro e muita música com o grupo Ciranda de Roda SLZ, Tereza Canto e banda Soul Reggae.

Representando a Secretaria de Estado da Mulher e a secretária de Estado da Mulher Ana do Gás, estiveram presentes a secretária adjunta Antonieta Lago; a chefe do Departamento de Gestão e Articulação Ana Rosa; e a chefe do Núcleo de Autonomia Econômica Rebeca Alexandre.

Na oportunidade, estiveram presentes também o secretário de Estado da Igualdade Racial Gerson Pinheiro, o secretário adjunto da Secretaria de Estado das Cidades Glinoel Garreto, além das comendadoras (Medalha do Mérito Timbira) Ana Amélia Mafra e Lurdinha Siqueira, entre outros representantes das religiões de matriz africana e do movimento negro.

Para a realização da feira, foram feitos diálogos para a captação de parcerias com instituições do Poder Público, Iniciativa Privada e Entidades da Sociedade Civil. A 1ª Feira MA Preta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a NAVE ONG, e a marca MA Preta, com o apoio de órgãos governamentais e não governamentais, como: SEIR, SECTUR, PARQUE SÃO JOÃO PAULO II, SES e Reviver Hostel.

Confira fotos do encerramento:

 

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br