Governo anuncia abertura da Casa da Mulher Brasileira de São Luís

Em 5/07/2017

As mulheres de São Luís já podem comemorar, a Casa da Mulher Brasileira, espaço dedicado às vítimas de violência, já tem data e hora pra ser entregue à população. O Governador Flávio Dino e a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto receberam a Secretária Nacional de Política para Mulheres Fátima Pelaes no último dia 03 de julho para acertar os últimos detalhes da inauguração.

Pela manhã os membros da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres se reuniram com Fátima Pelaes e apresentaram a estrutura de suas entidades e o planejamento de funcionamento de cada um na Casa da Mulher Brasileira de São Luís.

A Câmara Técnica é um espaço de deliberação de projetos que alinham ações estaduais de Enfrentamento à Violência com as proposições nacionais, formada por órgãos públicos e sociedade civil organizada.

Para a presidenta do Conselho Estadual das Mulheres, Lúcia Gato a CMB é uma resposta à sociedade, “estamos dando um passo a frente no enfrentamento a violência contra as mulheres. É preciso destacar os esforços do Governo do Estado no sentido de lutar para trazer a Casa para São Luís e lutar para fazê-la funcionar, diante de uma conjuntura política desfavorável que não preza pelos movimentos sociais”, finalizou.

A Secretária de Estado Laurinda Pinto destacou os esforços para a abertura da CMB. “Vamos viabilizar a mudança dos órgãos para a Casa e ajustes finais da parte administrativa. A Semu já realizou todo o processo licitatório dos serviços de administração que darão suporte ao funcionamento dos órgãos, e, agora, só falta os órgãos se organizarem para fazer as mudanças”, explicou.

Após a reunião aconteceu uma visita técnica as instalações da Casa e depois o encontro com o Governador Flávio Dino. Na pauta da conversa as políticas públicas voltadas para as mulheres e a data de abertura da Casa: 15 de agosto, mês de comemoração de 12 anos da Lei Maria da Penha.

Fátima Pelaes disse estar feliz de ver a forma como a SEMU tem conduzido a política para as mulheres no Maranhão. “Estou satisfeita de ver o trabalho que vem sendo feito e o compromisso de todos que tem responsabilidade de trabalhar as políticas públicas voltadas para as mulheres no Maranhão”, enfatizou.

Após encontro com o Governador Flávio Dino, Fátima Pelaes visitou a Assembléia Legislativa do Maranhão, lá se reuniu com  as deputadas Francisca Primo e Nina Melo e representantes do Conselho Estadual da Mulher e do Movimento LBTT. “A causa tem que ser mobilizada por todos nós, aqui no parlamento saem as leis, que são levadas ao executivo”, disse a secretária que visitou a procuradoria da mulher da ALE-MA.

Ao final da visita a Secretária Laurinda Pinto falou sobre as políticas para as mulheres no estado. “Com nossa itinerância, que envolve a Carreta Mulher Maranhense e o Ônibus Lilás, já atendemos 26 mil mulheres de norte a sul do estado desde 2015. A casa é mais um instrumento onde vamos ter uma ambiência favorável para o enfrentamento à violência. Com elas, por elas e para elas”, finalizou a secretária.

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.