Governo do Estado homenageia mulheres maranhenses com políticas públicas e ações de saúde

Em 2/03/2015

faixa- Direito à Saúde

O mês de março será comemorado pelas mulheres maranhenses com saúde integral e garantia de direitos contra a violência. Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Mulher e da Saúde vai possibilitar o atendimento de mulheres de todo o Maranhão. Previstas no Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, as ações serão realizadas em caravanas que levarão atendimento de saúde e orientação nas áreas jurídica e sócio-assistencial.  O trabalho conjunto se inicia no mês de março, a partir de São Luís, com uma vasta programação possibilitada pela integração da prefeitura municipal na parceria, além de outros órgão e instituições. Na capital,  as atividades acontecem a  partir desta segunda-feira, 02, e seguem durante o mês, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 08 de Março). Já no interior do estado, as ações não tem data para encerramento. Os serviços serão levados por meio do Programa “Mulher Maranhense”, em um caminhão-baú especificamente preparado, se estendendo prioritariamente aos municípios com menor IDH e, em seguida, aos outros municípios durante toda a atual gestão, com a meta de abranger as mulheres maranhenses das águas, campos e florestas.

Outra ação importante garantida por uma parceria com a Vale e que também será iniciada no mês de março é a conscientização possibilitada pelo Programa “Viagens em Tom Lilás”, que precede abordagens no trem de Passageiros da Vale, conscientizando cerca de 1500 pessoas diariamente durante a passagem do trem por todo o trecho da ferrovia.

A largada oficial do Governo do Estado para as atividades alusivas ao mês de março acontecerá nesta terça-feira,  03, às nove da manhã, no Palácio Henrique de La Rocque com o lançamento da Oficina Estadual “Direito á Saúde: uma conquista das mulheres, uma política de estado”, evento que terá a participação do Governador Flávio Dino, de secretários de estado, de gestores municipais e organizações de mulheres de todo o Maranhão.

Ações para a Mulher Maranhense – Para reduzir os índices de violência contra a mulher no interior do Maranhão,  a Secretaria de Estado da Mulher – SEMU vai operacionalizar uma pactuação com os órgãos do estado e estreitar as relações com os municípios, levando a discussão da aplicabilidade plena da Lei Maria da Penha e articulando para que cheguem a todas as mulheres maranhenses os serviços previstos no  Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra  Mulher e no PAISM – Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher.

Com a Secretaria de Agricultura Familiar, por exemplo foi estabelecida uma parceria que vai beneficiar três mil mulheres da zona rural com um sistema produtivo da Embrapa chamado Sisteminha, garantindo tecnologia de produção integrada de alimentos. A SEAGRO vai proporcionar a aquisição de 100 Sisteminhas por cidade, priorizando os 30 municípios com menor IDH. A iniciativa é um marco importante para estimular a autonomia Econômica das mulheres do campo.

Na Unidade Prisional de Ressocialização, as mulheres apenadas também serão beneficiadas com ações de garantia dos seus direitos ao resgate social, saúde e capacitação profissional. A SEMU está operacionalizando várias iniciativas nesse sentido, com destaque para a implantação de uma Cozinha industrial completa com qualificação para as detentas. A secretaria também vai realizar, em comemoração ao Dia internacional da Mulher, o  evento “Café Literário”, no dia 09, segunda-feira, que terá distribuição dos Kits  “Diário de uma Vida” (caderno, caneta, etc), a apresentação de um Recital de poesia com uma performance  da poetisa Lucia Gato, exposição e distribuição de livros para leitura e as palestras sobre auto-estima e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.