Governo do Estado lança campanha de Prevenção e Denúncia a violência contra as mulheres nas festas juninas

Em 21/06/2017

“Catirina chamou pra brincar, o São João de Todos vai começar!

A maior e melhor festa da nossa cultura popular fica ainda mais bonita se o Pai Francisco souber respeitar! Seja ele namorado, marido ou paquera. Nosso grito nos arrais será: violência contra a mulher jamais!

Faça como o pai Francisco dê tudo o que sua Catirina quer e o não pode faltar é o respeito”.

___________________________________________________________

Lançamento Campanha São João 2017 (3)

Laurinda Pinto – Secretaria de Estado da Mulher juntamente com a Susan Lucena – Secretaria adjunta no Lançamento da Campanha

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher lançou na última sexta-feira (09.06) sua Campanha de Prevenção a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos. Com o tema “Pai Francisco deu a Catirina o que ela mais desejou: o respeito. Violência contra a Mulher, jamais”, a SEMU vai realizar uma série de ações para divulgar sua campanha de São João.

A campanha é um alerta contra a violência e traz em sua mensagem a importância do respeito as mulheres, “Nosso governo desenvolve uma política de garantia de direitos que queremos levar para todas as mulheres. As campanhas desenvolvidas pela Secretaria da Mulher servem para que possamos intervir nessa realidade de violência”, disse a Secretária de estado da Mulher, Laurinda Pinto.

O lançamento da Campanha de Prevenção e Denúncia a violência contra as mulheres nas festas juninas, aconteceu no auditório Neiva Moreira no Complexo de Comunicação da Assembléia Legislativa. Mais de cincoenta gestoras municipais; representantes de movimentos de mulheres; Conselho Estadual da Mulher; Fundação da Criança e do Adolescente; Secretaria de Estado da Educação, entre outros compareceram ao lançamento da campanha.

Lançamento Campanha São João 2017 (1)

Lançamento Oficial da Campanha do São João

Com o objetivo de levar a campanha para todo o estado, a SEMU mobilizou as Gestoras dos Organismos de Política para Mulheres – OPM’s, que vieram à São Luís onde receberam a capacitação para a aplicação da campanha nos municípios e os kits (faixa, banner, panfleto e ventarola).  Por essa razão as gestoras municipais foram capacitadas para aplicar de forma correta a campanha em seus municípios. “Não é só entregar um panfleto ou pendurar um banner em qualquer lugar, a campanha de São João é parte do planejamento estratégico da SEMU. As gestoras estão sendo direcionadas para as ações de sensibilização sobre o tema que é o respeito a mulher e a prevenção a violência, além da articulação com toda a rede de enfrentamento a violência” disse a Chefe do Departamento de Gestão e Articulação – DEGA  da SEMU.

Lançamento Campanha São João 2017 (2)

Publico no Auditório da ALE/MA

Para a Chefe do Departamento de Planejamento e Ações Estratégicas Lúcia Azevedo o ambiente é de festa, mas infelizmente é nesse período também que aumentam as denúncias e os casos de violência contra as mulheres “O ambiente de festa e de fortalecimento da nossa cultura popular expõe também a outra face do machismo, a violência contra as mulheres, nesse período infelizmente aumentam casos de estupro, assédio sexual, abuso e exploração sexual de meninas e jovens”, disse.

Além do envolvimento e participação da Secretarias de Estado a campanha conta com outros parceiros: a Rede Hoteleira da capital e a Vale. Será montada uma força tarefa para distribuição de panfletos e ventarolas nos hotéis da capital, além de sensibilização dos hoteleiros para o tema. A outra ação da campanha será no trem da Vale. A equipe da SEMU vai realizar uma intervenção artística durante a viagem, além de distribuição de ventarolas, panfletos e orientação e esclarecimentos sobre a campanha.

Os terminais de integração; os Vivas; o terminal da Ponta da Espera; os postos de informação turística no aeroporto Cunha Machado e a rodoviária também serão alvo da campanha.

Na estratégia de divulgação foram incluídos os projetos e programas que a SEMU desenvolve, entre eles: Carreta Mulher Maranhense; Ônibus Lilás; projeto Quem Ama Abraça e Ouvidoria da Mulher. A equipe da SEMU vai estar presente em todos os arraiais promovidos pelo Governo do Estado realizando panfletagem e prestando orientação e esclarecimentos sobre a campanha. “Aonde tiver um representante da Secretaria de estado da Mulher, lá vai estar uma pessoa apta a divulgar e replicar as nossas campanhas”, disse a Chefe do Departamento de Gestão e Articulação – DEGA, da SEMU.

Confira a programação

• Dia 09.06 – Lançamento da campanha Prevenção a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos.

8h – Credenciamento

9h – Abertura

13h ás 19h – Capacitação das Gestoras de Políticas para as Mulheres

Local: Auditório Neiva Moreira no Complexo de Comunicação na ALE-MA

• Dias 11.06 a 24.06 – CARRETA MULHER MARANHENSE/ Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
  • Dias 18.06 a 23.06 – ÔNIBUS LILÁS (campanha nas escolas e povoados da rota quilombola)
  • Dias 22.06 a 24.06 – Stand na feira com a ações da SEMU e intervenção na programação para falar sobre a campanha. Distribuição de material e orientação.
  • Dias 23 e 24.06 – CARAVANA DE TODOS – Fala no palco central e panfletagem
  • Dias 13 a 16.06 – REDE HOTELEIRA – Sensibilização e entrega de material da rede Hoteleira da capital.
  • Dias 19 a 23.06 – REDE DE ATENDIMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – Sensibilização e entrega de material
  • Dias 19 A 23.06 – RODOVIÁRIA E AEROPORTO – Sensibilização e entrega de material.
  • Dias 13 A 16.06 – TERMINAL DA PONTA DA ESPERA – Sensibilização e entrega de material
  • Dias 18 a 30.06 – ARRAIAS GOVERNO DE TODOS – Sensibilização e entrega de material