Governo do Estado reativa Unidades Móveis para atendimento a mulheres em situação de violência no campo, na floresta e nas águas

Em 23/11/2015

O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher, está reativando as duas Unidades Móveis para atendimento a Mulheres em situação de violência no campo, na floresta e nas águas do estado.

As unidades foram uma reivindicação das mulheres durante a Marcha das Margaridas, o Governo Federal lançou o programa em 2011 e distribuiu duas unidades móveis para cada estado e Distrito Federal.

Apelidadas de “Ônibus Lilás”, as unidades tem como objetivo levar às mulheres dessas áreas os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Nas unidades são realizadas ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Elas têm, ainda, função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

A Semu através do seu Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, coordenado por Claudia Gouveia é responsável por articular as parcerias com as Secretarias de Estado e Prefeituras Municipais para levar o atendimento das Unidades Móveis. As Unidades são ônibus adaptados e equipados com duas salas para o atendimento emergencial, dotada de uma equipe multidisciplinar para a escuta das denúncias das mulheres e para prestar um primeiro atendimento. “Nosso objetivo é levar para as mulheres que vivem nas áreas mais afastadas dos centros urbanos os serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência com orientação adequada e humanizada, são marisqueiras, quilombolas que vão receber esse atendimento”, disse Claudia Gouveia.

A ação com os “Ônibus Lilás” vão percorrer a Baixada Maranhense nos meses de novembro e dezembro.

Programação das Unidades Móveis no mês de novembro:

• Viana

– dia 24.11 Povoado Melhora (povoados atingidos: FERREIRAS, IPIRANGA, CONTENDA, SÃO MANOEL) . Atendimento das 9h às 16h.

–  dia 25.11 Povoado Cajueiro (povoados atingidos: BOA VISTA, CARRO QUEBRADO, SANTANINHA DO AGUIAR, MUCAMBO, POÇÃO GRANDE). Atendimento das 9h às 16h.

• Cajapió

–  dia 26.11 Povoado Manoel Bravo (povoados atingidos: SÃO LOURENÇO, FAZENDA NOVA, BOA FÉ, VILA NOVA, ENSEADA FUNDA, MARIA PUCU, MANOEL BRAVO, PICADOS, PEDREIRAS, PORTO SELEÇÃO) Atendimento das 9h às 16h.

– dia 27.11 Povoado Boa Esperança (povoados atingidos TESOALDO*, BELAGUA, BOA VISTA). Atendimento das 9h às 16h.

onibus lilásEm dezembro as unidades vão percorrer os municípios de Penalva, Matinha, Perimirim e Alcântara.