O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), inaugura nesta sexta-feira (14), a Casa da Mulher Maranhense. A Casa irá realizar atendimento integral e humanizado às mulheres vítimas de violência da região Tocantina. O objetivo é integrar em um só lugar todos os órgãos da Rede de Enfretamento à violência contra as mulheres, como Apoio Psicossocial, Delegacia, Patrulha Maria da Penha, Defensoria Pública, Juizado e Ministério Público.
A inauguração será por meio de um evento virtual que terá início às 16h com transmissão ao vivo através das redes sociais (YouTube: GovernoMa, Instagram: governoma e Facebook: governodomaranhao. A solenidade contará com a participação de representante dos órgãos da casa, o Governador Flávio Dino, a Secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro e membro da sociedade civil organizada.
“A Casa da Mulher surge baseada no modelo da Casa da Mulher Brasileira, que é um equipamento extremamente eficiente e importante para o combate à violência contra as mulheres. A Casa da Mulher Maranhense que está sendo inaugurada em Imperatriz, é a primeira casa no Brasil construída e gerida com recursos estaduais e localizada fora de uma capital. O Governo do Maranhão sai à frente nacionalmente quando leva um equipamento de extrema importância para as mulheres para o interior do Estado. Nesse sentido, a região Tocantina agora passa a contar com toda rede de enfrentamento à violência para as mulheres, esse apoio especializado e humanizado reunidos em um só lugar. É verdadeiramente um avanço no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois integra, amplia e articula os equipamentos públicos voltados às mulheres em situação de violência na região.” pontua Nayra Monteiro.
A inauguração faz parte das políticas públicas do Governo do Estado para combater a violência e diminuir o número de feminicídio na região. O objetivo é garantir a igualdade de direitos e oportunidades previstos na constituição. Um exemplo é a Casa da Mulher Brasileira em São Luís, desde que foi inaugurada em 2017, funciona 24h e já fez mais de 55 mil atendimentos. São serviços especializados para combater e punir a violência contra as mulheres.
A Casa da Mulher Maranhense fica localizada na Avenida São Sebastião, S/N, bairro Vila Nova em Imperatriz.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br