A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto esteve presente no lançamento da Fundação da Cidadania e Justiça. A entidade foi criada pela Lei nº 9.324, de 30 de dezembro de 2010, com a finalidade de subsidiar o TJMA na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à proteção de crianças e adolescentes em situação de risco e mulheres vítimas de violência doméstica, bem como nos demais projetos sociais.
Na solenidade, autoridades do sistema de Justiça e dirigentes de instituições públicas e privadas. O superintendente estadual do Banco do Brasil, Ronaldo Alves de Oliveira fez a doação de um cheque de R$15 mil para a fundação.
Para a desembargadora Cleonice Freire a fundação será importante para resgatar a cidadania de mulheres e crianças. “Hoje nós estamos fazendo o lançamento da Fundação que abrange a Casa Abrigo das Mulheres Vítimas de Violência e a Casa da Criança Menino Jesus. A partir da Fundação vamos poder dar continuidade a esses dois projetos criados pelo Tribunal de Justiça desde 1997. Serão atendidas crianças abandonadas, desamparadas, aqui elas vão encontrar amparo e possivelmente encontrarão uma nova família e aqui serão protegidas as mulheres vítimas da violência doméstica.” Encerrou a desembargadora.
Desde o final da década de 1990 o Tribunal de Justiça é responsável por abrigar mulheres em situação de risco. Na casa abrigo as mulheres são resguardadas e suas identidades mantidas em sigilo.
“É uma felicidade muito grande para nós da Secretaria de Estado da Mulher, paro o Governo do Estado porque o Tribunal de Justiça cumpre seu papel público e se torna um coparceiro como estabelece a Constituição no enfrentamento da violência contra as mulheres” disse a secretária Laurinda Pinto.
A fundação será inaugurada no dia 12 de outubro deste anoe funcionará na Rua Virgílio Domingues, s/nº, São Francisco, em São Luís.
Secretaria Laurinda Pinto e o superintendente do Banco do Brasil Ronaldo de Oliveira e a secretaria adjunta da mulher Susan Lucena
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br