Março Mulher 2016 da SEMU começa com caminhada pela Paz

Em 3/03/2016

Sec Laurinda Pinto, Sup. Regional de Miranda Nando Aguiar, Sec. Adjunta da Mulher Susan LucenaO Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher- SEMU deu início as ações de comemoração do Março Mulher 2016 com a participação na Caminhada pela Paz realizada no município de Miranda do Norte organizada pelo Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Miranda, a caminhada foi um ato para marcar um mês do assassinato da sindicalista Francisca das Chagas Silva.

Francisca foi morta após sair de uma festa no município.  Segundo as testemunhas ela saiu acompanhada do local, as investigações estão em andamento. Testemunhas foram ouvidas, um suspeito foi detido e liberado, mas ainda há poucas informações sobre o dia do crime. O delegado Samuel Morita de Itapecuru Mirim está acompanhando o caso e deverá realizar oitivas no município “precisamos evitar a exposição dos familiares e testemunhas o criminoso pode estar entre nós. Temos interesse de resolver essa situação e vamos fazer o possível para chegar ao autor do crime”, disse o delegado.

A Secretária da Mulher Laurinda Pinto frisou em sua fala sobre a mobilização do Governo do Estado na apuração deste crime. “A morte de uma trabalhadora rural nos mobiliza, nos sensibiliza e nos responsabiliza em avançar e mudar culturas institucionais para fazer o enfrentamento a violência contra a mulher”, disse a secretária. “Sejamos como Francisca: uma mulher forte em defesa dos seus ideais. Nós vamos enfrentar o machismo e o racismo no Maranhão que tira a vida de mulheres, porque todas nós temos uma importância no desenvolvimento de nosso estado e todas nós merecemos viver e viver livremente”, concluiu.  20160301_091744

A caminhada teve início na sede do STTR de Miranda do Norte, seguiu até a Prefeitura e Câmara dos Vereadores e terminou em frente a delegacia do município onde foi realizado um ato onde todos pediram justiça e não a violência contra as mulheres. “Infelizmente perdemos nossa companheira e não aceitamos que isso ocorra novamente em nossa cidade”, disse a presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais de Miranda do Norte Narlene Belfort.

Além das Secretárias Laurinda Pinto e Susan Lucena (Adjunta) da SEMU, participaram da caminhada a secretária adjunta de Participação Popular da Sedihpop, Creuzamar de Pinho; representantes das Regionais de do Mearim (São Mateus, vitória e Bacabal); Conselho Tutelar; Sindicato dos Servidores Públicos de Miranda do Norte; Agentes Comunitários de Saúde do município; representantes da CUT; FETAEMA, entre outros.

ESTA 2A programação do Março Mulher 2016 da SEMU segue por todo este mês:

Calendário de Eventos Março Mulher 2016:

• 01 a 31.03 – Unidades Móveis das Trabalhadoras rurais, das florestas e das águas. (Ônibus Lilás)

Local: Itinerância pela região Metropolitana de São Luís

• 03 – Lançamento do “Março Mulher 2016”

Local: disponível para entrevistas e divulgação com a mídia

• 02 a 04.03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Município de São José de Ribamar

• 03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Ilha Jacami (São José de Ribamar)

• 05 e 06.03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Município de Raposa

• 07 e 08.03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Bairro da Liberdade (São Luís)

• 03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Praça Deodoro (São Luís)

• 03 – Programação OPM’s

Programação em comum entre municípios que possuem Organismos de Política para as Mulheres.

Atividade na Rua (Ação na praça, caminhada, panfletagem, exposição de atividades desenvolvidas e Tribuna livre).

Ação nas escolas: Aplicabilidade da Lei Maria da Penha e Lei do Feminícidio. (14 a 18.03)

Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores (28 a 31.03)

• 09 a 11.03 – Carreta Mulher Maranhense

Local: Hospital Genésio Rego (São Luís)