Matões do Norte recebe Carreta Mulher Maranhense e Seminário de Enfrentamento a Violência contra a Mulher

Em 3/05/2017
secretária Laurinda Pinto conversando com as mulheres em Matões do Norte

Secretária Laurinda Pinto conversando com as mulheres em Matões do Norte

Em mais uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher as mulheres do município de Matões do Norte, receberam os serviços da Carreta Mulher Maranhense e o Seminário de Sensibilização para o fortalecimento\criação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Matões do Norte, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diretos Iguais. Durante três dias (01 a 03.05), a Carreta Mulher Maranhense se instalou na Avenida Antonio Sampaio, em frente a Prefeitura Municipal de Matões do Norte e realizou atendimentos com exames preventivos de câncer do colo do útero, mamografias, aferição de PA e testes de glicemia. O objetivo é levar informação e fortalecer as ações que levem a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos bem como, a saúde integral das mulheres Maranhenses.

Secretária Laurinda Pinto (dir) com a Coord. de Políticas Públicas para as Mulheres de Matões do Norte, Eliane Leite (esq)

O seminário aconteceu no auditório da Câmara Municipal na última terça-feira (02.04) e contou com a presença de órgãos e organismos que compõe a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher: Polícia Civil; Conselho Tutelar e Sociedade Civil Organizada. A Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, falou sobre as políticas públicas para as mulheres, e destacou os serviços oferecidos pelo Governo do Maranhão nas áreas da atenção básica e prevenção, e sobre os serviços especializados da Ouvidoria da Mulher, que acolhe e encaminha casos denúncias de violência. “A violência é um mal que assombra as mulheres, precisamos encarar essa realidade, por isso estamos caminhando juntos com os municípios”, disse a secretária Laurinda Pinto.

Seminário de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Matões do Norte-MA

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Matões do Norte, Eliane Leite destacou “Estou ciente que a realização desse seminário vai nos dar embasamento para sabermos enfrentar a violência contra a mulher. Agradeço a Secretária Laurinda Pinto pelos serviços prestados e só tenho a agradecer por nos atender e ter trazido a Carreta da Mulher Maranhense para o nosso município”, disse.

A Carreta Mulher Maranhense segue sua itinerância e segue para o município de Pirapemas onde fica até o dia 06.05.