Mobilização para a IV Reunião da CEPM – Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Em 7/07/2015

Secretária Laurinda Pinto (ao centro) com representantes de entidades dos direitos da mulher e órgãos públicos

A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, recebeu na segunda-feira (06.07) lideranças estaduais, municipais, e de setores da sociedade civil que atuam no movimento pelas mulheres na primeira reunião que tratou sobre formatação e organização da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Na pauta, a divisão das comissões; definição do cronograma e a criação de uma portaria para formar uma comissão de técnicos, entre outras deliberações.

O tema deste ano será “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Entre os objetivos da conferência estão: Promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalecimento da relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres; estimular a elaboração e o fortalecimento de Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres; levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres; Eleger as(os) delegadas(os) que representarão o Estado do Maranhão na IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, entre outros.

A conferência contará com quatro eixos temáticos:  I – “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; II – “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e IV – “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Uma novidade para esta conferência será um momento de escuta com adolescentes e jovens. Uma grande demanda foi recebida e acolhida, já que o público dessa faixa etária (15 e 20 anos) não é contemplado nem pela pauta das crianças nem das mulheres. A Conferência das Meninas traz esse ineditismo, será a primeira vez que temas como violência, gravidez na adolescência entre outros, serão voltados exclusivamente para esse público.

Para a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas – ASPLAN, Lúcia Regina de Azevedo Pachêco, a participação masculina é importante “a conferência é um espaço livre, estamos falando de igualdade de gênero, não podemos fechar o evento pois precisamos desta discussão. É um espaço para os gestores homens se sensibilizarem sobre o tema” disse Lúcia. Outro ponto importante da conferência é a criação de novos organismos de defesa da mulher, “Essa conferência pretende estimular a criação e o fortalecimento de novos conselhos. Nosso objetivo é aumentar o número desses organismos até 2018 no estado”, concluiu.

Durante o encontro, ficou definido o calendário de reuniões para a articulação da conferência e as datas das conferências municipais. Elas devem acontecer duas vezes ao mês até outubro, mês que antecede o evento. A próxima reunião acontece no dia 24 de julho no Conselho Estadual da Mulher na Rua do Egito, Centro em São Luís.

A IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres vai acontecer em São Luís no período de 10 a 13 de novembro, participam do evento deste ano 300 delegados municipais, 200 convidados, 320 participantes das conferências regionais e 200 participantes da Conferência Livre Estadual de políticas Públicas para as meninas. O evento deve contar com a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.