Mobilização para as Conferências Municipais

Em 21/08/2015
Marinilde Rocha Assessora da ASPLAM-SEMU com a Secretária da Mulher do Município de Santa Rita Gessyanne da Silva Ferreira

A Assessoria de Planejamento – ASPLAN da Secretaria de Estado da Mulher está auxiliando na coordenação das Conferências Municipais, a Chefe da ASPLAN Lúcia Azevedo, está a frente da mobilização das conferências, “A Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Estado da Mulher encaminharam ofícios às prefeitas e prefeitos para que a gestão pública priorize a realização das conferências”, disse Lúcia Azevedo.  A convocação gerou uma intensa movimentação durante toda semana na sede da Secretaria de Estado da Mulher no Calhau. Gestoras municipais vieram pessoalmente em busca de maiores informações para finalizar a construção das conferências nas suas cidades.

“É bom ver que as gestoras públicas e as conselheiras municipais estão mobilizadas para as conferências, ainda não encontramos nem um gestor contra a mobilização”, finalizou a chefa da ASPLAN.

O tema da conferência é “Mais Direitos, participação e poder para as Mulheres”. As conferências têm como objetivo: Promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres; fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres; estimular a elaboração e o fortalecimento de Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres; levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres; Eleger as(os) delegadas(os) que representarão o Estado do Maranhão na IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, entre outros.

A Secretaria de Estado da Mulher está a frente da coordenação executiva da Conferencia Estadual e presta assessoramento técnico para realização do evento nos municípios.  Esta semana compareceram à sede da SEMU secretárias da Mulher dos municípios de Trizidela do Vale, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto e Bequimão.

Representantes do Município de Sã Benedito do Rio Preto

A Secretária da Mulher do Município de Santa Rita Gessyanne da Silva Ferreira veio em busca de informações e esclarecer dúvidas “recebemos o convite e informações para a realização da conferência e vim aqui tirar algumas dúvidas. Quando assumimos nosso conselho estava desarticulado, estamos reunindo e mobilizando a sociedade civil para juntas construirmos as políticas públicas para as mulheres no município”, finalizou.

Já o município de Trizidela do Vale já está com material pronto para a realização da Conferência “viemos mostrar nossa mobilização e como já nos articulamos para conferência”, disse a Secretária da Mulher de Trizidela do Vale Vanuza Lopes que veio acompanhada da assistente social Édila Calixto.

Os municípios que não possuem organismos de política para as mulheres, a SEMU vai realizar as conferências intermunicipais. Serão quatro: A Conferência de Pericumã em Pinheiro; Conferência de Gerais de Balsas em Riachão e a Conferência de Baixo Balsas em São Raimundo das Mangabeiras. As Conferências Municipais das Mulheres tem início dia 25 de agosto e vão até o dia 27 de setembro.

Helena Veiga Assessora da ASPLAN-SEMU com a secretaria da Mulher de Trizidela do Vale Vanuza Lopes e a assistente social Édila Calixto