A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, recebeu hoje (01) um grupo de mulheres das comunidades Jaibara, Malvão, Conceição Rosa, Outeiro e da Cooperativa de Trabalho Pesquisa e Assistência Técnica Rural do município de Itapecuru Mirim na sede da Semu.
Com o objetivo de buscar informações para fortalecer o movimento de mulheres as lideranças comunitárias vieram também buscar apoio da Secretaria da Mulher para que demandas nas áreas da saúde e educação e a presença do INCRA nas comunidades.
“A Secretária Laurinda Pinto ouviu nossas reivindicações e já saímos daqui com alguns encaminhamentos como o envio do ofício para prefeitura pedindo a reabertura da Secretaria da Mulher em Itapecuru”, disse Andréa Sousa, Socióloga da COOSPAT.
Secretária Laurinda com a Coordenadora da Carreta da Mulher Teresa Cristina e a Chefe do setro de Enfrentamento a Violência a Mulher Rosy Cutrim
Uma das lideranças femininas da comunidade, Jacimara do povoado Malvão PA Gaiola Grande falou para a secretária sobre as dificuldades que meninas, jovens e mulheres enfrentam e se mostrou satisfeita com o primeiro encontro “Ela nos ajudou muito deu sugestões nos mostrou como devemos buscar nossos direitos e a quem cobrar, e ela disse que vai continuar essa luta com a gente” finalizou.
A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto reforçou que as ações da atenção básica são de responsabilidade das prefeituras municipais, mas quando não há essa mobilização é necessário o estado cobrar. Ela disse ainda que dar apoio e auxiliar nas ações de fortalecimento e conscientização das políticas públicas para as mulheres.
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br