Mulheres de Comunidades Quilombolas e de Assentamentos de Itapecuru são recebidas na SEMU

Em 1/10/2015
Secretaria Laurinda Pinto ouve as reivindicações das mulheres quilombolas

A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto, recebeu hoje (01) um grupo de mulheres das comunidades Jaibara, Malvão, Conceição Rosa, Outeiro e da Cooperativa de Trabalho Pesquisa e Assistência Técnica Rural do município de Itapecuru Mirim na sede da Semu.

Com o objetivo de buscar informações para fortalecer o movimento de mulheres as lideranças comunitárias vieram também buscar apoio da Secretaria da Mulher para que demandas nas áreas da saúde e educação e a presença do INCRA nas comunidades.

“A Secretária Laurinda Pinto ouviu nossas reivindicações e já saímos daqui com alguns encaminhamentos como o envio do ofício para prefeitura pedindo a reabertura da Secretaria da Mulher em Itapecuru”, disse Andréa Sousa, Socióloga da COOSPAT.

Secretária Laurinda com a Coordenadora da Carreta da Mulher Teresa Cristina e a Chefe do setro de Enfrentamento a Violência a Mulher  Rosy Cutrim

Secretária Laurinda com a Coordenadora da Carreta da Mulher Teresa Cristina e a Chefe do setro de Enfrentamento a Violência a Mulher Rosy Cutrim

Uma das lideranças femininas da comunidade, Jacimara do povoado Malvão PA Gaiola Grande falou para a secretária sobre as dificuldades que meninas, jovens e mulheres enfrentam e se mostrou satisfeita com o primeiro encontro “Ela nos ajudou muito deu sugestões nos mostrou como devemos buscar nossos direitos e a quem cobrar, e ela disse que vai continuar essa luta com a gente” finalizou.

A Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto reforçou que as ações da atenção básica são de responsabilidade das prefeituras municipais, mas quando não há essa mobilização é necessário o estado cobrar. Ela disse ainda que dar apoio e auxiliar nas ações de fortalecimento e conscientização das políticas públicas para as mulheres.

mulheres quilombolas

Mulheres Quilombolas