Mulheres de Lagoa grande terão ações e políticas de enfrentamento à violência

Em 29/01/2015

Foto 1

O prefeito de Lagoa Grande, Jorge Eduardo Gonçalves de Melo, esteve em visita a Secretaria Estadual da Mulher – SEMU, na manhã desta segunda-feira, 27, em busca de uma parceria de serviços para a região. A Secretária Laurinda Pinto recebeu o gestor municipal e manifestou a intenção de inserir o município na rota das ações da SEMU para o mês de março.
Lagoa Grande está entre as trinta cidades com menor índice de IDH. A secretária Laurinda Pinto fez um relato das as ações integradas que serão realizadas nos municípios inseridos no Programa Mais IDH, do Governo do Estado. As ações iniciam no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08, prosseguindo como parte do Plano Estadual no que se refere à saúde integral das mulheres, além de garantir seus direitos sexuais e reprodutivos. O trabalhado integrado vai abranger as mulheres maranhenses das águas, campos e florestas como parte do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
O prefeito Jorge Eduardo informou que tem uma boa estrutura de prevenção á saúde da mulher, com 03(três) postos de saúde funcionando nos padrões do SUS e o Programa Mais Médicos presente no município, com a aquisição de 4 médicos cubanos.  Acrescentou que a cada 15 dias é oferecido o preventivo, sendo disponibilizados os principais exames de saúde preventiva feminina. Por meio de uma parceria com um laboratório em Bacabal, com quatro ou cinco dias os resultados dos exames ficam prontos. Mas o prefeito admitiu que a resolutividade é necessária após os exames, ocasião em que as ações do estado, de acordo o prefeito, são fundamentais. “ Com o acesso ao preventivo de forma mais frequente, o número de casos passa a ser estatística. Os recursos para esses exames são do município, assim,  quando os casos são diagnosticados é necessário o encaminhamento e o tratamento. É aí que o governo estadual vai entrar. Com a parceria da SEMU, ganhamos em encaminhamentos, conscientização sobre a saúde da mulher e começamos com o processo de implementação das políticas de atendimento na perspectiva de gênero.”
Laurinda Pinto fechou um acordo de parceria com o gestor municipal para levar, na segunda quinzena de março, serviços de saúde integral da mulher, por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SES, além de outros serviços. Uma equipe de trabalho da SEMU vai mobilizar e capacitar os movimentos sociais e a sociedade civil, primeiros passos para implementar as políticas de enfretamento da violência contra a mulher. De acordo com a gestora, o município de Lagoa Grande não foi escolhido aleatoriamente. “Além de ter baixo índice de IDH, nas imediações de Lagoa Grande e municípios vizinhos há um índice alto de tráfico de mulheres, por isso é importante levar e estabelecer políticas para as mulheres da região”, afirmou a secretária.