Mulheres discutem Políticas Públicas na Conferência Municipal de São Luís

Em 21/09/2015
abertura da Conferência da Mulher em São Luís

Abertura da Conferência da Mulher em São Luís

As Conferências estão acontecendo em todo o país e tem como proposta dialogar com as mulheres brasileiras em suas diversidades – índias, negras, brancas, lésbicas, idosas, jovens, com deficiência, ciganas, rurais, urbanas, periféricas, entre outras, envolvendo, o maior número de organismos de mulheres de cada município.

O processo de conferência consolida as ações governamentais como democráticas e participativas.  “A Conferência precisa ser um espaço de unidade dos diferentes setores, visando a construção e o fortalecimento das Políticas para as Mulheres” disse a Secretária de Estado da Mulher Laurinda Pinto na fala de abertura da Conferência de São Luís.

Graças aos movimentos e organizações feministas e de mulheres que o debate sobre os desafios que as mulheres enfrentam veio a público. A sua autonomia e a integridade do seu corpo, o direito reprodutivo, o direito ao trabalho remunerado com proteção social e proteção contra a violência doméstica, contra o assédio sexual e estupro, entre outros.

Conferência da Mulher de São Luís no Convento das Mercês

Em todo o estado os municípios que possuem secretarias, organismos ou coordenadorias da mulher estão participando do processo da construção dessas políticas através das Conferências Municipais. São trabalhadoras rurais, quilombolas, marisqueiras, rendeiras, entre tantas outras que compõem a grande maioria da nossa população.

A capital São Luís, realizou nesta segunda-feira (21.09) a abertura da sua conferência. Representantes do poder público e organizações de mulheres discutirão até amanhã os desafios de fazer com que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas. O tema deste ano – “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” – foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade” e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres”.

Fala de Josanira Santos - Conselheira Estadual e Nacional da Mulher - Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa

Fala de Josanira Santos – Conselheira Estadual e Nacional da Mulher – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa

“Nós da Secretaria da Mulher precisamos das respostas dadas nesta conferência São Luís como capital deve assumir esse lugar de ser a pioneira e dar exemplo aos outros municípios. Temos um grande desafio no Brasil, que é realmente formar um sistema de políticas públicas paras as mulheres. Temos uma política estruturante muito bem conduzida pela presidente Dilma e, aqui no Maranhão, pelo governador Flávio Dino”, concluiu a Secretária da Mulher Laurinda Pinto.