Mulheres pedem maior participação na política

Em 25/08/2015
mesa de discussão : "Reforma - Mais Mulheres na Política"

mesa de discussão : “Reforma – Mais Mulheres na Política”

Em defesa da ampliação dos direitos femininos nos espaços de poder centenas de mulheres se reuniram no auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa do Estado nesta segunda (24.08), para o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política”.

O evento contou com a participação das Senadoras Vanessa Grazziotin (PC do B- AM) e Regina Sousa (PT – PI), dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Rubens Jr (PC do B-MA), dos deputados estaduais Valéria Macedo (PDT), Francisca Primo (PT) e Fernando Furtado (PCdoB). Presentes também a primeira-dama Daniela Lima; vereadoras e secretárias da mulher de vários municípios do estado.

A Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, uma das anfitriãs e mobilizadora do evento lembrou a importância do conhecimento “A formação política que a gente tanto deseja se faz assim: na materialidade das coisas na intervenção real e concreta do processo de desconstrução da desigualdade existente, entre homens e mulheres. Que a gente possa construir um estado democrático de direito como a nossa constituição preconiza”, disse a

auditório Fernando Falcão

secretária Laurinda.

O Governador Flávio Dino defendeu o sistema de cotas para as mulheres no parlamento. “Não basta ter cotas, é preciso dar passos mais largos com a melhoria da qualidade da participação feminina na política. Que as mulheres entrem na política por sua legitimidade na participação popular, e não apenas por serem esposas ou filhas,” disse, o governador.

No auditório, mulheres jovens, adultas e idosas, militantes ou não, estudantes, vereadoras, prefeitas; legítimas representantes da luta pela igualdade de direitos, discutiram  as propostas para aumentar a participação feminina nos espaços políticos, governamentais e partidários.

equipe da SEMU na organização do evento

Estudantes das escolas públicas Barjonas Lobão, Cintra e Gonçalves Dias ouviam atentas as propostas. Para Suelem Mota, estudante da escola Gonçalves Dias o evento foi muito importante. “Vimos como é importante a presença das mulheres em todos os espaços da sociedade e a política é um deles”, disse a estudante. Para a professora Elisamar Viana Santana, também do Gonçalves Dias o evento foi uma aula prática “Conseguir trazer nossos alunos aqui foi muito importante, colocamos todos os dias em sala de aula a importância e a necessidade das mulheres participarem dos espaços de poder, entre eles a política. Aqui as alunas estão vivenciando essa importância” disse a professora.

A Senadora Vanessa Grazziotin (PCdo B-AM) mandou o recado “Se preparem, meninas, que estaremos em breve em pé de igualdade nos parlamentos e em todos os espaços da sociedade,” disse a senadora que foi bastante aplaudida.

A sociedade civil e outras instituições com representatividade feminina também se fizeram presentes ao evento, como a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, o Conselho Estadual da Mulher e a União Brasileira de Mulheres.

alunas do Barjonas Lobão com Claudia Gouveia - SEMU

alunas do Barjonas Lobão com Claudia Gouveia – SEMU

Irilene SIlva - CEM; Helena Veiga,  Rosi Cutrim, Leda e Teresa Cristina - SEMU

Irilene SIlva – CEM; Helena Veiga, Rosi Cutrim, Leda e Teresa Cristina – SEMU