• Facebook
  • twitter
  • youtube

NOTA DE REPÚDIO AOS ATOS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Em 21/11/2016

notaderepudioSEESE

A Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão (SEMU) vem a público declarar o seu repúdio ao feminicídio e à cultura do estupro, que nas últimas semanas (dos dias nove a 15 deste mês), lamentavelmente, fez novas mulheres vitimadas pelo último estágio da violência “A MORTE”.

É inaceitável que, em pleno século XXI, o Brasil esteja entre os países com maior índice de assassinatos femininos, ocupando a quinta posição em um ranking de 83 nações, segundo dados do Mapa da Violência 2015 (Cebela/Flacso), com uma taxa de 4,8 assassinatos em 100 mil mulheres.

Conjuntamente, esta SEMU expressa profundo pesar pelas vítimas e seus familiares diante dos hediondos e tristes casos ocorridos nos últimos dias em nosso Estado.

É crucial abolir de uma vez por todas com a cultura do estupro e machismo! É intolerável a publicização de comentários impertinentes e vergonhosos que sugerem culpabilização e responsabilização da própria vítima, parcial ou inteiramente, pelo crime por ela sofrido. Isso é um absurdo! Tais comentários devem ser combatidos e eliminados da nossa sociedade!

A Secretaria da Mulher reitera que todos os esforços estão sendo empreendidos no sentido de fazer valer a Lei 13.104/2015 (Lei do Feminicídio) que, a partir de março de 2015, alterou o Código Penal Brasileiro e incluiu o assassinato de mulheres como uma das formas qualificadas do homicídio, quando decorrentes de violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição feminina.

O Governo do Maranhão institui o GTI do Feminicídio no Estado para que os crimes sejam elucidados com maior rapidez e que os culpados sejam punidos no rigor da Lei, apoia a mobilização da sociedade por justiça e expressa o total repúdio a todas as formas de violência contra as mulheres!

São Luís (MA), 21 de Novembro de 2016

 

Laurinda Maria de Carvalho Pinto

Secretária de Estado da Mulher

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br