• Facebook
  • twitter
  • youtube

NOTA DE REPÚDIO: Assédio sexual e moral as mulheres na Polícia Militar do Maranhão

Em 7/06/2020

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

A Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão (SEMU) tomou conhecimento das denúncias relatadas pela soldada da PM-MA, Tatiane Alves de Lima, em um vídeo publicado nas redes sociais onde notícia ter sofrido assédio sexual e moral na corporação da Polícia Militar do Maranhão. Lamentamos que a violência de gênero seja realidade intensa e constante no interior das instituições policiais, sendo ainda prevalecente o silenciamento de casos de assédios e discriminações.

No Brasil, cerca de 40% das mulheres policiais, afirmam, já terem sofrido assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. A naturalização de estruturas machistas deve ser confrontada e rompida para alçar a superação de violências e desigualdades em razão do gênero. Para tanto, o combate a qualquer tipo de assédio deve ser firme no propósito de garantir que tais fenômenos sejam erradicados, assegurando as corporações como ambientes seguros a todas(os) as(os) policiais.

A Secretaria de Estado da Mulher reafirma seu total repúdio a todo e qualquer tipo de violência, principalmente em decorrência de gênero, e não compactua com qualquer forma de assédio ou abuso contra à mulher. E considerando como questões hierárquicas, determinam o agravamento dos efeitos do assédio, nos posicionamos contra a responsabilização das mulheres em razão das violências as quais são submetidas.

Ratificando o nosso compromisso na defesa dos direitos das mulheres, solicitamos a apuração rigorosa dos relatos apresentados por Tatiane Lima, e que consequentemente sejam tomadas as devidas providências.

Lembramos ainda que Denúncias sobre casos de abusos, assédios e violências em específico contra à Mulher, essas podem ser realizadas através das nossas redes sociais, da ouvidoria da Semu nos números (98) 98427-1002 | 98427-3681, no 180 ou na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Av. Professor Carlos Cunha, 572, Jaracaty próximo ao Shopping São Luís.

Secretaria de Estado da Mulher (SEMU)

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65075-380

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br