Ônibus Lilás encerra ação do Março Mulher em Capinzal do Norte

Em 20/03/2018

A itinerância do Ônibus Lilás no Março Mulher da Secretaria de Estado da Mulher, encerrou no município de Capinzal do Norte.  A ação durou dois dias (19 e 20.03) e foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Mulher, da Assistência Social, da Saúde, da Juventude e da Agricultura Familiar.

O Ônibus Lilás faz parte do Projeto Mulher, Viver sem violência do Governo Federal. Sua atuação é direcionada às mulheres das comunidades mais distantes e historicamente excluídas do estado. Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher – Semu, o Ônibus atua em parceria com as prefeituras municipais e secretarias de estado levando palestras e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e Feminicídio; Oficinas sobre o Uso do tempo e Autonomia Econômica para Mulheres e serviços de saúde.

A maioria das mulheres atendidas são lavradoras, quebradeiras de coco ou pescadoras. Elas vivem de suas roças de mandioca, feijão, arroz e milho ou da pesca e extração de mariscos para auxiliar no sustento de suas famílias e a principal fonte de renda é o Bolsa Família. Por isso além de palestras sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, o Ônibus Lilás fomenta a autonomia econômica. “Desenvolver o empreendedorismo e a autonomia econômica nessas mulheres é o caminho mais rápido para afastá-las da violência”, disse a Chefe do Departamento de Itinerância da SEMU, Eunice Costa.

A Assistente Social, Patrícia Moura, falou sobre a importância da ação no município. “É uma forma de ressaltar a importância da mulher na sociedade, promover a igualde de direitos e para  mostrar para as mulheres que elas podem muito mais”, concluiu Patrícia Moura.

O Ônibus Lilás percorreu ainda os municípios de Paraibano e Peri Mirim. A unidade móvel retorna à São Luís onde será fechada a próxima itinerância.

WhatsApp Image 2018-03-19 at 22.52.30          WhatsApp Image 2018-03-19 at 22.40.53

WhatsApp Image 2018-03-19 at 22.49.05            WhatsApp Image 2018-03-19 at 22.40.45

WhatsApp Image 2018-03-19 at 22.52.38