Ônibus Lilás na Caravana Maranhão Quilombola

Em 7/07/2017

WhatsApp Image 2017-07-04 at 22.09.14A Secretaria de Estado da Mulher, integrou os serviços do Ônibus Lilás ao Programa Maranhão Quilombola. O programa tem suas ações pautadas no Programa Brasil Quilombola, que orienta estados e municípios na implementação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população quilombola.

Lançado em 2015 pelo Governador Flávio Dino, o programa possui diretrizes organizadas a partir de cinco ações norteadoras Agenda Social Quilombola: acesso à terra; infraestrutura; desenvolvimento local e inclusão produtiva; saúde e educação e cidadania.

No período de 03 a 06 de julho as comunidades de Santa Maria, Peroba de Cima, Itamatatiua receberam ações e serviços que contaram com o apoio das Secretarias Estaduais da Igualdade Racial, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Agerp, em parceria com a gestão municipal. Na quinta, 06 aconteceu o Seminário do Programa Maranhão Quilombola: Rede de Atendimento no Auditório do IFMA em Alcântara.

A secretária da Mulher Laurinda Pinto falou sobre a importância da parceria entre as secretarias. “O projeto faz parte da política de Governo e estamos colocando nosso equipamento que é o Ônibus Lilás a disposição das nossas mulheres Quilombolas. Nas ações trabalhamos a orientação sobre as leis do Feminicídio e Maria da Penha, levamos a Ouvidoria da Mulher onde fazemos a sondagem dos casos de violência e encaminhamentos e assim como a Carreta Mulher Maranhense, o ônibus tem sua programação mas está pronto para cumprir a demanda macro do Governo do Estado”.

Em Alcântara foram realizados: Mutirão de saúde (SES); Rede de atendimento – Ônibus Lilás (SEMU), Mutirão de emissão de DAP Jurídica e Oficina de PAA (SEIR e AGERP); Oficina de Segurança Alimentar e Oficina de Busca Ativa (SEDES); Serviços de Convivência, recreação e lazer e atendimento do CRAS e CREAS (Prefeitura de Alcântara).

Esta segunda etapa da Caravana do Programa Maranhão Quilombola conta com 13 profissionais do governo estadual e cerca de 70 servidores da Prefeitura de Alcântara com previsão de atender mil pessoas; em sua primeira etapa, ocorrida em comunidades quilombolas de Itapecuru, os profissionais do Estado e da prefeitura municipal realizaram mais de 700 atendimentos.