Ônibus Lilás realiza nova itinerância

Em 26/09/2017

O Ônibus Lilás, importante instrumento de ações afirmativas promovidas pelo Governo do Maranhão, continua sua itinerância aos lugares em que o poder público ainda não havia chegado. Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher – Semu, as duas unidades móveis estão levando serviços de assistência, saúde, prevenção e educação às mulheres do campo, da floresta e das águas.

As prefeituras municipais oferecem suporte de profissionais e outros serviços como consultas médicas e vacinação. O Ônibus Lilás tem a importante tarefa de levar às mulheres dessas comunidades palestras formativas. Os temas vão desde autonomia econômica ao enfrentamento à violência. As palestras são parte do eixo da Política Estadual para as Mulheres que esclarecem sobre a Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio; também são tratados temas sobre Saúde da Mulher e a importância do exame de Preventivo, Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Durante a estada da unidade móvel nas comunidades a Ouvidoria da Mulher, realiza escutas especializadas e faz o levantamento das necessidades reais e concretas das mulheres do estado. “Nós fazemos escutas não somente sobre casos de violência, nós acolhemos reclamações e buscamos saber das necessidades de cada lugar, desta forma estamos contribuindo para a construção de políticas públicas que alcancem essas comunidade”, disse a chefe da Ouvidoria da Mulher Leda Rego.

“O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros, estão equipados com duas salas fechadas para garantir a privacidade das usuárias. Prestamos atendimentos de saúde como exames ginecológicos e fazemos a escuta, precisamos deixar as mulheres a vontade”   disse a chefe do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – DAE, Cláudia Gouveia.

A unidade 1 do ônibus percorreu 3 povoados do município de Coroatá e duas em Cantanhede. Em Coroatá os atendimentos foram nos povoados Vila Sete de Setembro, Bacabalzinho dos Vianas e Macaúba. A secretária municipal de Política para as Mulheres de Coroatá, Régia Menezes destacou a importância da parceria entre os municípios e o Governo do Estado, “Estamos trabalhando juntos pelo bem de todos e todas, fico muito feliz em saber que podemos contar com a parceria da Secretaria Estadual da Mulher, para desenvolver ações importantes como essa”, disse a secretária.

A unidade 2 do ônibus esteve no município de Arame, onde foi a 3 comunidades. Em São Mateus prestou atendimento em 3 povoados. Além dos atendimentos, a equipe da Semu está levando aos municípios o Seminário de Capacitação e Sensibilização das Instituições que integram a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

Esta semana as ações do Ônibus Lilás encerram no município de Alto Alegre do Maranhão, dia 28 no povoado de Matinha e dia 29 na comunidade de Angical.