Parceria garante sistema produtivo a mulheres da zona rural

Em 4/02/2015

Foto-editada

Em um primeiro momento, três mil mulheres serão beneficiadas com o Sisteminha, da Embrapa.

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher – SEMU e a Secretaria de Agricultura Familiar vai possibilitar que milhares de mulheres sejam beneficiadas em todo o Maranhão com o Sisteminha, da Embrapa, que garante tecnologia de produção integrada de alimentos. Trata-se de um rodízio de produção que envolve o cultivo de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais e peixes.

A parceria surgiu a partir de uma reunião ocorrida na primeira quinzena de janeiro, entre o Secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares e a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, com suas respectivas equipes de trabalho. A ação vai consistir em beneficiar as mulheres trabalhadoras da zona rural com o sistema produtivo, sendo que a SEAGRO proporciona a aquisição de 100 Sisteminhas por cidade, priorizando os 30 municípios com menor IDH, garantindo, em um primeiro momento, que 3 mil mulheres sejam  beneficiadas com um crédito de 2.700 reais, assistência técnica e implementação de políticas públicas de combate e enfrentamento da violência. As mulheres também terão um cartão corporativo para o pagamento parcelado do crédito.

De acordo com Laurinda Pinto, a iniciativa da parceria é um marco importante para estimular a autonomia Econômica das mulheres do campo. “Vai mostrar a elas a possibilidade da organização produtiva. Para combater a violência contra a mulher na zona rural é fundamental que as mulheres do campo tenham consciência do seu espaço na cadeia produtiva, na socialização do trabalho doméstico e na economia familiar”, fundamentou a secretária.

Segundo Adelmo Soares, “o trabalho será feito de forma integrada, com a disponibilização de 90 técnicos do Instituto de Agronegócios do Maranhão – Inagro. A SEMU vai entrar com a capacitação a esses técnicos, com economia feminista e solidária, Desses técnicos foi garantido um percentual de pelo menos 30% do sexo feminino, respeitando a cota estabelecida para as mulheres” esclareceu o gestor.

Como forma de contribuir com as políticas de enfrentamento da violência contra a mulher, o Secretário Adelmo Soares, convidou a equipe técnica da SEMU para visitar as 19 regionais e levar as políticas para as mulheres. A equipe da SEMU já está trabalhando em um mapeamento da existência de estrutura para implantação de políticas de enfrentamento à violência nos municípios das regionais, com a participação da sociedade civil, sindicatos e conselhos existentes nas localidades.