Políticas para as meninas avançam no Estado

Em 12/04/2017

gestorasPromover o empoderamento e a organização das mulheres maranhenses a partir das meninas. Com essa perspectiva o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, firmou uma parceria com a ONG Plan Internacional no Programa a Revolução da Meninas: A Escola de Liderança de Meninas.

Durante esta semana foi lançada a segunda etapa do programa que vai atingir não só a capital mas meninas de todo o estado. Gestoras de 20 municípios foram capacitadas para a implantação do programa em seus municípios.

O Maranhão foi o primeiro estado no Brasil a criar uma agenda para as meninas. “Desde que iniciamos os trabalhos a frente dessa secretaria sob a direção do Governador Flávio Dino, realizamos trabalhos de empoderamento das meninas com espaço importante no processo de formação e o domínio do que sejam os direitos as políticas para as mulheres. Incentivamos que elas fizessem sua própria agenda”, disse a Secretária da Mulher Laurinda Pinto.meninas 2

Em 2015 a Semu realizou pela primeira vez no país a Conferência Livre das Meninas. Onde a fala e as reivindicações de meninas de mais de 13 municípios maranhenses foram levadas para a Conferência Nacional de Política paras as Mulheres em Brasília. O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres no Maranhão, tem como objetivo viabilizar a garantia de direitos e a organização das mulheres, considerando a sua geração. A parceria com a Plan se dá por sua expertise no trato com o empoderamento feminino, especialmente junto as meninas. Essa parceria começou em outubro do ano passado com o projeto Meninas Ocupam, onde uma menina assumiu por um dia o cargo de Secretária da Mulher, Secretária da Educação, Secretária da Juventude e Presidente da FUNAC.

meninas 5Assumir o protagonismo é importante segundo a Presidente da FUNAC, Elizangela Correia Cardoso “Todas as meninas devem ter seu direito a participação e esse projeto é uma grande inovação. A nossa responsabilidade, portanto, é contribuir de forma mais afetiva para que a política pública para as mulheres possa ser consolidada e chegar a todas, inclusive a nossas meninas, por meio do incentivo constante e a parceria entre sociedade civil e poder público estadual e municipal. Nós acreditamos no protagonismo delas”.

“Esse nosso trabalho tem a expectativa de formar novas mentalidades, mas principalmente formar novos quadros de lideranças entre as meninas com a perspectiva de termos mulheres atuando em todos os espaços de poder. Queremos essa menina consciente do seu papel, dos seus direitos, das suas reivindicações e do espaço que ocupa na sociedade, com certeza nós haveremos de ter mulheres adultas cumprindo cada vez mais um papel mais importante nas decisões dos caminhos da sociedade maranhense. É nessa perspectiva que nós da Secretaria de Estado da Mulher cumprimos a nossa missão que é de empoderamento e organização das mulheres maranhenses a partir das meninas”, concluiu Laurinda Pinto. meninas 3

A Plan faz uma parceria com o Governo do Estado através das Secretarias da Mulher, da Educação e Direitos Humanos, onde será desenvolvido o projeto Escola de Liderança para as Meninas em 20 municípios maranhenses. Secretárias e Coordenadoras municipais estiveram nos dias 11 e 12.04 na capacitação do programa promovida em parceria com a SEMU. As gestoras estão sendo orientadas a formar coletivos de escolas de liderança para meninas. Outro passo da SEMU é levar o programa a mais 30 municípios de menor IDH no estado, uma parceria com a Secretaria de Educação e com a Coordenação do Programa mais IDH.