Por mais Direitos, por mais Mulheres na política

Em 4/12/2017

Discutir sobre a implantação de Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores para fazer com que as políticas públicas para as mulheres chegue a todos os municípios do estado. Esse foi o objetivo do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão promovido pela Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado.
“Estamos aqui discutindo o papel da mulher no ambiente político, precisamos de mais mulheres nos parlamentos. Com a implantação das Procuradorias da Mulher Municipais na Câmara dos Vereadores teremos mais voz e mais força”, disse a Procuradora da Mulher na Assembleia Valéria Macedo.

O Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi disse que apesar de ser maioria da população (52%), as mulheres são pouco representadas na política “é importante que as parlamentares se unam em defesa das mulheres”, disse. “Prefeitas, vereadoras, deputadas e senadoras precisam se unir para defender os interesses das mulheres”, concluiu Carlos Lupi.

Primeira mulher eleita do município de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Bandeira Figueiredo, falou sobre a importância do evento “A implantação das procuradorias nos municípios é uma das formas de melhor atender as mulheres, considero um grande avanço”, disse.

O município de Ribamar Fiquene é o que tem o maior número de vereadoras no Maranhão, são sete mulheres no parlamento municipal. Rose Flan (PC do B) disse que a luta é grande “todos os dias temos que seguir em frente na luta por direitos iguais na nossa sociedade”, disse a vereadora.

Em seu discurso, a Secretária de Estado da Mulher Terezinha Fernandes falou sobre a participação das mulheres na política “Já conquistamos a cota de 30% de mulheres candidatas, queremos agora que sejam 30% dos cargos ocupados nos parlamentos para as mulheres”.

“Infelizmente, na hora de votar, escolhemos candidatos homens e isso precisa mudar. Encontros como esse contribuem para conscientizar as mulheres a lutar por mais participação na política. A implantação das Procuradorias da Mulher nos municípios, são um importante instrumento de luta”, concluiu Terezinha Fernandes.
Durante o I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão aconteceu a palestra magna proferida pela presidente da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente do PDT, Miguelina Vechio “A construção de Políticas Públicas com um olhar de equidade de gênero”, foi o tema. Segundo Miguelina as mulheres precisam mudar a lógica de pensar a política para que, de fato, consiga ampliar seu espaço de poder na sociedade”, disse.

Miguelina disse ainda que as mulheres precisam pensar em política e consigam ampliar seu espaço de poder na sociedade. “Temos uma sub-representação na política, temos que buscar poder e não apenas política, e isso só será possível se nós mudarmos a forma de ver a outra, se colocar no lugar da outra, se unir e se organizar”, concluiu.

A outra palestrante do dia foi a coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli que proferiu a conferência sobre a “Implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais”.
Cada participante do evento recebeu uma cartilha elaborada pela Procuradoria da Mulher no Senado, orientando passo a passo como implantar a Procuradoria da Mulher nos municípios.

O encontro contou ainda com a participação do Grupo Lamparina que fez uma apresentação com personagens femininas que marcaram a história da luta das mulheres no Brasil e no mundo, desfilaram pelo auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da ALE-MA, Maria Bonita, Carmem Miranda, Maria Firmina, Chiquinha Gonzaga e Maria Aragão.

MESA DE ABERTURA
Compuseram a mesa oficial de abertura do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão a Procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Valéria Macedo (PDT); a deputada Francisca Primo (PC do B): a deputada Ana do Gás (PC do B); a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; a presidente da Ação da Mulher Trabalhista Nacional, Miguelina Vechio; a coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT); representando as prefeitas, a prefeita de Governador Eugênio Barros, Maria da Luz Bandeira Bezerra Figueiredo; representando as vereadoras; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, coronel Augusta Andrade; a presidente da Câmara de Vereadores do município de Senador La Roque, Maricélia Menezes; o presidente nacional do PTD, Carlos Lupi; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís; os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Deoclides Macedo (PDT); e Ivaldo Rodrigues, secretário de produção da Pref. de São Luís.

IMG-20171201-WA0046

IMG-20171201-WA0031