PROGRAMA MULHER MARANHENSE LEVA AÇÕES AO INTERIOR DO ESTADO

Em 7/05/2015
Enfrentatamento

Mulheres participaram de palestras sobre o Enfrentamento á Violência contra a Mulher

A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU  tem percorrido os municípios maranhenses, desde março deste ano, com o programa Mulher Maranhense, que contempla uma lista de serviços conduzidos  em uma carreta. As ações vão do atendimento á saúde integral até as políticas de enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Com o programa as mulheres  tem acesso aos exames de mamografia, papanicolau, glicemia,  aferição de pressão arterial, ICM, teste de hanseníase, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, vacinas contra HPV, Hepatite B, ações do Programa Saúde na Escola , orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros.

Em São Luís, a carreta esteve na Cidade Operária, onde centenas de mulheres compareceram ao Viva Cidade Operária e à UEB Mata Roma para receber atendimento. Também na capital maranhense, o programa realizou atendimentos no Anjo da Guarda. No Coroadinho, local em que a Carreta não pode entrar, os serviços foram alocados nas unidades de saúde e escolas do bairro.

Em Aldeias Altas, as mulheres fizeram ginástica laboral

No interior do Maranhão o Programa esteve concentrado no município de Maracaçumé, mas recebendo atendimento também dos municípios de  Centro Novo, Junco do Maranhão, Boa Vista do Gurupi,  Amapá do Maranhão e  Governador Nunes Freire. Também já percorreu Alcântara, Aldeias Altas e São João do Sóter. A próxima programação está marcada  para acontecer em Balsas, oportunizando o fluxo  de pessoas para a Exposição Agropecuária e de Negócios “Agrobalsas”.

Em Aldeias Altas, as mulheres desfrutaram com animação de ginástica laboral e dança.

Cadeirante teve seu atendimento assegurado.

As atividades são resultado de um trabalho em parceria proporcionado pelas Secretarias de Estado da Mulher e da Saúde, além da parceria das prefeituras municipais. Nos municípios onde são realizadas as atividades, a SEMU mobiliza também a sociedade civil organizada e inúmeros organismos locais. A grande mobilização resulta em uma vasta programação que contempla, inclusive atrações lúdicas, culturais e de lazer. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha,  ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

De acordo com a Secretária Estadual da Mulher,  Laurinda Pinto, os  resultados das atividades tem sido satisfatórios e muito bem recebidos  pelas mulheres maranhenses. “ Não levamos somente atendimento a essas mulheres. Levamos  conscientização, trabalhamos a auto-estima,  levamos políticas públicas e cidadania. Mas principalmente, mostramos que elas têm a garantia de seus direitos. O Governador Flávio Dino preza pela priorização desses direitos”, declarou Laurinda Pinto.