Programação especial marca a semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em 15/03/2016
Rodas de Conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres foram realizadas na Casa do Maranhão. Foto: Divulgação

A Casa do Maranhão foi palco do evento “Mulheres: pela cultura de ter direitos”, realizado na última quinta (10) e sexta-feira (11) pelo Governo do Estado. A programação especial foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) que articulou a realização de oficinas, intervenções culturais e rodas de conversa.

Na quinta-feira, o tema “O sagrado feminino” foi discutido em uma roda de conversa que contou com a participação do artista plástico e restaurador Joshua Pessoa e da psicóloga Ana Beatriz Rocha Lima. Eles abordaram os valores e saberes femininos, o significado do feminino e suas transformações sociais. O primeiro dia do evento de homenagens às mulheres foi encerrado com apresentações da Orquestra de Violão da Escola de Música do Maranhão e das bandas Deu Branco e YluGuerê.

Já na sexta-feira, a programação foi marcada pela realização de oficinas de dança, turbante, maquiagem e exposição fotográfica. Na Roda de Conversa “Mulheres: pela cultura de ter direitos”, mediada por Jô Brandão, superintendente de Ação e Difusão Cultural da Sectur, as participantes apontaram conquistas e dificuldades que ainda enfrentam no mercado de trabalho.

“Em nosso trabalho nos propomos a estimular e a empoderar mulheres em todos os campos, mas sabemos que na área artística o machismo é bem mais forte, por isso a importância de darmos lugar para as mulheres divulgarem a sua arte, uma mulher pode e deve sempre abrir espaço para que outras mostrem o seu trabalho, colocando-as como protagonistas de suas vidas”, ressaltou Marília Dias, do Coletivo Fridas.

“Vivemos a cultura de não ter direitos e temos que romper com isso, precisamos refletir quem somos e como podemos fortalecer o nosso lugar num mundo com tamanha diversidade. Em casa ou no trabalho a luta é diária, mas passo a passo vamos transformando nosso espaço na sociedade com a implementação de políticas públicas para as mulheres”, disse Lúcia Pacheco, da Secretaria de Estado da Mulher.

Márcia Jane, do movimento LGBT e membro do Conselho de Cultura destacou seu trabalho por uma política cultural especialmente voltada para as mulheres trans e travestis.

O Empreendedorismo Cultural Feminino foi tema da segunda Roda de Conversa, apresentando a experiência de mulheres como Kássia Pflueger, produtora cultural premiada no Festival de Gramado pelo filme Acalanto, que falou do seu trabalho e da sua paixão pelo Maranhão. “É preciso ter garra para fazer e acontecer, ter sangue nos olhos, como dizem, unindo força, estudo e preparação profissional. Temos que lembrar sempre que temos uma diversidade cultural imensa no Maranhão e que esse é um produto maravilhoso, as pessoas precisam e merecem viver dele”, afirmou.

Um concerto lírico com Lívia Correa e as performances artísticas de Tieta Macau, Graça Soares e Maria Ethel – com trecho de O Cárcere, de Maria Aragão – deram sequência ao último dia de comemorações. As apresentações do Tambor de Crioula Maracrioula, dos shows de Célia Maria e Anastácia Lia e também de Luciana Simões e Célia Sampaio animaram a noite. Os DJs Pedro Sobrinho, Girleno a Lenda Brother, Rádio Casarão e Carol Vieira encerraram a programação do evento.