• Facebook
  • twitter
  • youtube

Programação especial marca a semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Em 15/03/2016
Rodas de Conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres foram realizadas na Casa do Maranhão. Foto: Divulgação

Rodas de Conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres foram realizadas na Casa do Maranhão. Foto: Divulgação

A Casa do Maranhão foi palco do evento “Mulheres: pela cultura de ter direitos”, realizado na última quinta (10) e sexta-feira (11) pelo Governo do Estado. A programação especial foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) que articulou a realização de oficinas, intervenções culturais e rodas de conversa.

Na quinta-feira, o tema “O sagrado feminino” foi discutido em uma roda de conversa que contou com a participação do artista plástico e restaurador Joshua Pessoa e da psicóloga Ana Beatriz Rocha Lima. Eles abordaram os valores e saberes femininos, o significado do feminino e suas transformações sociais. O primeiro dia do evento de homenagens às mulheres foi encerrado com apresentações da Orquestra de Violão da Escola de Música do Maranhão e das bandas Deu Branco e YluGuerê.

Já na sexta-feira, a programação foi marcada pela realização de oficinas de dança, turbante, maquiagem e exposição fotográfica. Na Roda de Conversa “Mulheres: pela cultura de ter direitos”, mediada por Jô Brandão, superintendente de Ação e Difusão Cultural da Sectur, as participantes apontaram conquistas e dificuldades que ainda enfrentam no mercado de trabalho.

“Em nosso trabalho nos propomos a estimular e a empoderar mulheres em todos os campos, mas sabemos que na área artística o machismo é bem mais forte, por isso a importância de darmos lugar para as mulheres divulgarem a sua arte, uma mulher pode e deve sempre abrir espaço para que outras mostrem o seu trabalho, colocando-as como protagonistas de suas vidas”, ressaltou Marília Dias, do Coletivo Fridas.

“Vivemos a cultura de não ter direitos e temos que romper com isso, precisamos refletir quem somos e como podemos fortalecer o nosso lugar num mundo com tamanha diversidade. Em casa ou no trabalho a luta é diária, mas passo a passo vamos transformando nosso espaço na sociedade com a implementação de políticas públicas para as mulheres”, disse Lúcia Pacheco, da Secretaria de Estado da Mulher.

Rodas de Conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres foram realizadas na Casa do Maranhão. Foto: Divulgação

Rodas de Conversa sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres foram realizadas na Casa do Maranhão. Foto: Divulgação

Márcia Jane, do movimento LGBT e membro do Conselho de Cultura destacou seu trabalho por uma política cultural especialmente voltada para as mulheres trans e travestis.

O Empreendedorismo Cultural Feminino foi tema da segunda Roda de Conversa, apresentando a experiência de mulheres como Kássia Pflueger, produtora cultural premiada no Festival de Gramado pelo filme Acalanto, que falou do seu trabalho e da sua paixão pelo Maranhão. “É preciso ter garra para fazer e acontecer, ter sangue nos olhos, como dizem, unindo força, estudo e preparação profissional. Temos que lembrar sempre que temos uma diversidade cultural imensa no Maranhão e que esse é um produto maravilhoso, as pessoas precisam e merecem viver dele”, afirmou.

Um concerto lírico com Lívia Correa e as performances artísticas de Tieta Macau, Graça Soares e Maria Ethel – com trecho de O Cárcere, de Maria Aragão – deram sequência ao último dia de comemorações. As apresentações do Tambor de Crioula Maracrioula, dos shows de Célia Maria e Anastácia Lia e também de Luciana Simões e Célia Sampaio animaram a noite. Os DJs Pedro Sobrinho, Girleno a Lenda Brother, Rádio Casarão e Carol Vieira encerraram a programação do evento.

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br