• Facebook
  • twitter
  • youtube

Secretária da Mulher Ana do Gás destaca ações da campanha “Outubro Rosa”, no Estado

Em 16/10/2019

IMG-20191015-WA0248                                                                                  Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás

A Secretária de Estado da Mulher Ana do Gás foi a convidada desta quarta-feira (16) da jornalista, Daniela Bandeira na  emissora de TV Band Maranhão para um entrevista no programa Band Cidade 1ª edição, que vai ao ar diariamente às 7h da manhã pelo canal 27 em São Luis.

Durante sua fala a secretária destacou algumas das muitas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) na campanha “Outubro Rosa”, de acordo com a gestora, o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria da Mulher, estão de “mãos dadas”, no combate ao câncer de mama.

Com o diretor geral da emissora, João Soares

Com o diretor geral da emissora, João Soares

“Estamos de mãos dadas para prevenir um câncer que infelizmente, ainda mata muitas mulheres. Portanto, mulheres, prevenir é a melhor forma de se amar e tratar.

A gente sabe que é preciso avançar ainda mais nas estruturas de saúde, em especial com a questão do mamógrafo, pela grande demanda existente, nós estamos atualmente com a “Carreta do Mamógrafo” e a “Carreta de Prevenção do câncer do colo do útero, são duas unidades, que estão percorrendo o interior do Estado, estivemos em Cajapió, e agora mesmo estamos com a carreta em Gururupu totalizando só aí, cerca de mil atendimentos”, destacou.

Segundo a secretária, são milhares de mulheres atendidas com vários serviços oferecidos nas carretas como: mamografias, testes rápido, palestras de prevenções de doenças, sobre violência doméstica, o preventivo, entre outros serviços.

“Então, as carretas nos ajudam a chegar naquela mulher lá da ponta, que muitas vezes não tem como chegar, sem falar que se diagnosticado cedo, o câncer de mama tem até 90% de chances de cura”, pontuou.

Além das ações no interior, na capital a saúde da mulher  conta com serviços no Hospital do Câncer, Hospital da Mulher, Aldenora Belo, e demais  unidades. Desde que a deputada licenciada assumiu a frente da Secretaria da Mulher, há sete meses, são cerca de trinta mil atendimentos.

Além das ações da Secretaria de Estado da Saúde, a Semu conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, em várias frentes, são vinte delegacias especializadas de proteção a mulher, Carreta da Mulher e Casa da Mulher Brasileira que em  dois anos de atuação já realizou mais de cinquenta mil atendimentos e cerca de seis mil medidas protetivas, o protagonismo econômico, que ajuda as mulheres a saírem da dependência financeira dos parceiros agressores, entre outras ações.

“No próximo dia (19) estaremos no Parque do Rangedor aqui em São Luís depois voltamos à    Caxias, e novamente retornamos  para capital, as estruturas das carretas  seguem uma rota gigante percorrendo todo o Maranhão levando saúde e prevenção para as mulheres”, finalizou Ana do Gás.

 

Texto: ASCOM/SEMU

Endereço

Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n
Palácio Henrique de La Rocque – 2º Andar
Jardim Renascença – São Luís – MA
CEP: 65070-901

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta, das 13h às 19h

OUVIDORIA DA MULHER
(98) 98427-1002

(98) 98427-3681

De segunda à sexta, das 09h às 19h

Localização

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br